Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentados do Rio de Janeiro visitam a cooperativas de produção em SC

quarta-feira 19 junho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

do Setor de Produção do MST – RJ

O desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária conquistados pela luta dos trabalhadores organizados no MST é de extrema importância para toda a sociedade. É através da cooperação entre os trabalhadores que a terra é trabalhada com fins de produzir alimentos saudáveis e gerar melhorias em vários aspectos da qualidade de vida no campo e na cidade.

Visando avançar no desenvolvimento produtivo dos assentamentos do Rio de Janeiro, o Setor de Produção do MST-RJ organizou nos dias 20, 21 e 22 de maio visitas à experiências de cooperativas e agroindústrias familiares geridas por assentados de reforma agrária do estado de Santa Catarina.

Participaram da visita, assentados da região Sul, Norte e Baixada Fluminense acompanhados da cooperativa que presta assistência técnica aos assentamentos do MST no estado, a COOPERAR.

Desta forma, a visita focou-se em conhecer detalhadamente os principais processos de gestão e planejamento da produção das cooperativas e agroindústrias visando acumular experiências para fortalecer a construção de entidades semelhantes no estado.

Foram visitadas duas cooperativas e três unidades de agroindústrias : COOPERTEL – no município de Ponte Alta, que tem como principal produção a cultura da abóbora “menina brasileira”. Através desta cultura, a COOPERTEL comercializa diferentes formas de derivados beneficiados na unidade de agroindústria regional;

A COOPERCONTESTADO  se situa no município de Campos Novos onde assentados da região beneficiam a produção de leite produzindo diversos derivados da cadeia; no município de Fraiburgo foi também visitada outra unidade da COOPERCONTESTADO que beneficia o feijão dos assentamentos da região através de uma agroindústria de empacotamento.

Produtores dos MST – RJ discutiram então, possíveis avanços, principalmente nos aspectos da importância político – organizativa da produção familiar e no incremento de renda através da agregação de valor na comercialização.

Frente os desafios que são postos diariamente para a classe trabalhadora em todas as suas esferas, a produção de alimentos saudáveis e a urgência da execução de um projeto popular de reforma agrária são encarados por nós do MST como essenciais na construção de uma sociedade mais justa. Desta forma, nos comprometemos a encarar o desafio de seguir nos organizando na luta e na cooperação tanto na conquista de terras, quanto no desenvolvimento de uma produção familiar voltada para a alimentação do povo.

O MST-RJ agradece mais uma vez os companheiros de Santa Catarina pela calorosa recepção e pelo aprendizado com suas experiências.

Conquistar lutando!! Desenvolver cooperando!!

2013-06-19  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Assentados do Rio de Janeiro visitam a cooperativas de produção em SC







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>