Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentamento Zumbi dos Palmares luta contra a passagem da Br 101

quarta-feira 26 outubro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Luiza Chuva

Na tarde do dia 29 de setembro foi realizada uma assembléia no Assentamento Zumbi dos Palmares, na região norte-fluminense, o maior assentamento do estado do Rio de Janeiro. A assembléia foi organizada por um grupo de assentados que estão se mobilizando diante dos impactos que a duplicação que a rodovia BR-101 e o Porto do Açu devem causar nos assentamentos da região e, especificamente, no Zumbi dos Palmares.

Era início de tarde e os assentados começavam a chegar, se espalhando pelas calçadas próximas ao galpão onde viria a acontecer a assembléia. A convocação para a assembléia fora feita através da Comissão em defesa do Assentamento Zumbi dos Palmares, criada pelos assentados algumas semanas antes, com o objetivo de contribuir na mobilização das famílias frente aos riscos de desapropriação de alguns lotes.

A assembléia contou com a presença de cerca de 250 pessoas, entre assentados do próprio Zumbi dos Palmares e de outros acampamentos e assentamentos do MST na região, como o Josué de Castro, Madre Cristina, Oziel Alves e 17 de abril. Contou também com a presença do superintendente do INCRA Gustavo, da vereadora Odisséia, do prof. Marcos Pedlowsky (UENF) que fizeram falas apoiando a resistência dos moradores aos impactos; e da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), que contribuiu na explanação sobre os impactos do projeto de duplicação da BR-101.

A duplicação da BR-101 e criação de uma variável no trecho norte-fluminense é uma necessidade antiga da região, à medida que a rodovia corta o centro do município de Campos. No antigo projeto, a variável passava a oeste da área urbana de Campos, sem atingir o Assentamento.

O novo projeto, proposto pela prefeitura de Campos junto a empresas do grupo EBX, responsável pelo projeto Porto do Açu em São João da Barra, contorna a área urbana a leste, cortando o Assentamento Zumbi dos Palmares ao meio, urbanizando a área, trazendo prejuízo para famílias com a perda de seus lotes, que são seus sustentos e que contribuem para a segurança alimentar daquela região.

Este problema começou a ser denunciado na mobilização de lutas do MST em abril deste ano, quando as famílias sem terra na ocasião ocuparam o INCRA e dentre sua pauta de reivindicação exigiram que o órgão tomasse providencias sobre esta situação. E a partir deste momento foram realizadas articulações com parceiros, reuniões com parlamentares e um belo ato em conjunto com diversas forças da esquerda em frente ao escritório do Eike Batista no Rio de Janeiro na jornada da Via Campesina em agosto, resultando em vários desdobramentos.

Muitos moradores não tinham conhecimento do projeto previsto para a área do Assentamento ou não tinham dimensão dos impactos que este projeto, associado à construção do Complexo Industrial e Portuário do Açu, causará na região e, especialmente, nas áreas de reforma agrária.

A assembléia do Zumbi dos Palmares cumpriu o papel de esclarecer o que está ocorrendo na região, assim como definir a importância de uma Comissão de assentados que possa oficialmente realizar denúncias junto aos órgãos públicos. A capacidade de mobilização de tantas famílias para a assembléia foi fundamental, ao tratar a questão como uma luta não somente daqueles que impactados diretamente pelo projeto, mas como uma luta coletiva dos assentados e de todos aqueles que lutam pela reforma agrária.

2011-10-26  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim31 | MST Rio
    26 outubro 2011 @ 10:20

    […] Assentamento Zumbi dos Palmares luta contra a passagem da Br 101 […]

Share your thoughts

Re: Assentamento Zumbi dos Palmares luta contra a passagem da Br 101







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>