Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Mariana Crioula e a luta pela terra

quarta-feira 26 outubro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Julia- Acampada e dirigente Setor de Saúde do MST

Na fazenda São Paulo, no município de Valença, fica localizado o acampamento Mariana Crioula, que luta pela decisão do INCRA de considerar a fazenda viável para assentamento da Reforma Agrária. Lá vivem 27 famílias, que estão acampadas há 4 anos. No entanto o próprio INCRA não tem conseguido resolver esta grave situação, e vem dificultando a situação com posições diferenciadas.

Em princípio foi dito que a capacidade da fazenda seria de 60 famílias, depois que não cabiam as 27 que estão lá. Já se passou tanto tempo desde a vistoria que a floresta se regenerou e cresceu nas áreas que eram disponíveis para o assentamento das famílias. Uma área com 1500 ha, hoje só tem 150 ha de terra agricultável a ser dividida entre as famílias. E o INCRA fica de jogo de empurra. Em 2003 vistoriou a fazenda e a considerou viável para a Reforma Agrária. Hoje, oito anos depois, ainda depende de uma decisão de Brasília para desapropriar a área.

Mas as famílias são guerreiras como a própria lutadora que originou o nome do acampamento. Estão produzindo e tirando seus sustentos da terra, a mesma terra que o INCRA insiste em dizer que não será suficiente para a quantidade de famílias acampadas. No mês de agosto as famílias participaram em peso da mobilização na capital do Rio de Janeiro e do acampamento em Brasília, na esperança de resposta positiva para o desenlace dessa história, que até agora não veio.

A produção deste acampamento é muito significativa, desta forma os agricultores vem participando sistematicamente de eventos e de diversas feiras e amostras, como a feira da Reforma Agrária na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus Praia Vermelha em setembro e na feira do ato dos 10% do PIB para Educação na Cinelândia. A produção dos agricultores é sem uso de venenos, e se orgulham em dizer que são agroecológicos.

Até quando esperar por uma reforma agrária que não vem? Elas não desistem de seus sonhos de conquistarem um pedaço de chão. Quem quiser conhecer essa gente rica de alegria e de esperança é só chegar.

MARIANA CRIOULA PRESENTE NA LUTA !

2011-10-26  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim31 | MST Rio
    26 outubro 2011 @ 10:27

    […] Mariana Crioula e a luta pela terra […]

Share your thoughts

Re: Mariana Crioula e a luta pela terra







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>