Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentamentos da Região Norte Fluminense realizam Seminário sobre Cooperação

quarta-feira 12 outubro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

do Setor de Produção, Cooperação e Meio-Ambiente do MST Rio

Nos dias 30/09 e 01/10, os assentados do MST da região Norte do Rio de Janeiro realizaram o seminário sobre Cooperação, organizado em parceria com a associação dos produtores rurais de Marrecas, do assentamento Che Guevara. O Seminário ocorreu na Universidade Federal Fluminense, pólo de Campos dos Goytacazes, e contou com a presença de 50 assentados representantes das diversas áreas dos assentamentos da região.

O objetivo foi realizar o debate sobre a cooperação nos assentamentos na região Norte Fluminense, para potencializar os processos de produção de alimentos, agroindústrias e comercialização, tendo como base a agroecologia. Para tanto foram debatidos temas como: a cooperação no MST; políticas públicas como Aquisição de Alimentos (PAA) e Merenda Escolar (PNAE) e o crédito PRONAF; socialização das experiências e planejamento. Para debater os temas, esiverem presentes o setor de produção do MST, o delegado do MDA José Octávio, e as cooperativas de técnicos COOPERAR e a APRUMAB.

O Seminário proporcionou uma rica troca de experiências sobre a cooperação nos assentamentos da região Norte Fluminense. O tema da organização e gestão das cooperativas, associações e grupos coletivos foi debatido, procurando contribuir no fortalecimento e ampliação da comercialização e o acesso ao PAA e PNAE. Um dos grandes objetivos foi o de fomentar a agroindustrialização nos assentamentos.

Este seminário surgiu da necessidade das famílias assentadas em pensar ações no âmbito regional para que todos os assentamentos façam parte e construam as condições de garantir sua sobrevivência no campo e que possam ter acesso as políticas de créditos e investimentos. Apesar de a região Norte concentrar um grande número de assentamentos, muitos ainda são mantidos à margem de políticas distributivas e à margem das estratégias do desenvolvimento rural, na perspectiva da agricultura familiar e camponesa.

Apesar das inúmeras dificuldades no âmbito de acesso e falta de investimentos, existe hoje na região o desenvolvimento de importantes experiências no âmbito da produção agroecológica, comercialização e agroindustrialização, através da organização das famílias, que se dá muitas vezes por meio das associações e cooperativas existentes nos assentamentos.

Alguns assentamentos estão iniciando experiências de comercialização como a Feira da Reforma Agrária de produtos orgânicos, projeto iniciado em 2005, E recentemente os assentados estão acessando a programas como Aquisição de Alimentos (PAA) e Merenda Escolar (PNAE), que atinge número razoável de famílias. Além da experiência de agroindustrialização de derivados da cana de açúcar dos Assentamentos de Che Guevara e Ilha Grande em Campos dos Goytacazes.

O processo em andamento aponta questões positivas que permitem seguir caminhando na construção das ações que potencialize a organização e o desenvolvimento dos assentamentos. Mas, são experiências pequenas e pouco articuladas em nível de região, visto a quantidade de famílias assentadas, além das deficiências estruturais que dificultam o avanço do processo em andamento.

Ressalta-se a importância de garantir e buscar formas, para que os assentamentos da região criem suas condições para planejar e gerenciar seu próprio processo de desenvolvimento, pois estes são elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

2011-10-12  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Assentamentos da Região Norte Fluminense realizam Seminário sobre Cooperação







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>