Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 20 abril 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim18
Boletim do MST RIO — Nº 18 — De 20/04 a 03/05/2011

Companheiras e companheiros,

O boletim desta quinzena traz uma série de notícias relacionadas aos eventos de abril. Este é um mês com muita simbologia para nós. A impunidade dos assassinos não nos deixa esquecer os 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás. As barbáries cometidas durante a ditadura militar no Brasil, também impunes, nos lembram os 47 anos do golpe. Em liberdade estão também os assassinos do Pataxó Galdino, que comemoram 14 anos de impunidade em 20 de abril. Em 17 de abril, celebramos enfim o Dia Internacional da Luta Camponesa.

Por tudo isso, o mês de abril é tradicionalmente um mês de lutas. E neste ano, temos mais um motivo para isso. Diante do avanço do agronegócio, que despeja 5,2 kg de agrotóxicos goela abaixo de cada brasileiro por ano, foi lançada nacionalmente a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. A data escolhida foi o dia mundial da saúde, 7 de abril.

De agora em diante, teremos uma editoria no boletim especificamente sobre a Campanha. Serão dadas notícias sobre os riscos e danos causados pelos agrotóxicos, além de informes sobre as ações da campanha. Serão disponibilizados também materiais de divulgação e de formação.

Contamos com vocês em mais essa luta, entendo-a sempre como apenas uma das faces da luta maior contra o modelo capitalista.

Um abraço da
Equipe do Boletim MST-RJ.

Notícias do MST Rio

Aos heróis, medalhas

auditorioNo auditório, eram mais de 500 lugares completamente tomados por homens de mãos calejadas, mulheres de rugas no rosto, e jovens de lágrimas nos olhos. Um mar de bonés vermelhos formava um desenho raro numa assembleia nem sempre tão popular quanto deveria ser.

Falas emocionadas, cânticos exaltados, encenações. Nenhuma arma apontada, nenhum antijornalista.

A homenagem ao MST, na quinta-feira, lotou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Concedida pelo deputado estadual Paulo Ramos (PDT), a Medalha Tiradentes fez parte das atividades relacionadas aos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás (PA).

Leia mais…

Ato pela Reforma Agrária nas escadarias da ALERJ

cruz e predioApós a cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes ao MST, os militantes do movimento dos Sem-Terra fizeram um bonito ato em frente à escadaria da Alerj. Faixas eram carregadas lembrando o Massacre de Eldorado dos Carajás e a urgência de se fazer Reforma Agrária. O ato marcou ainda o lançamento da Campanha Contra os Agrotóxicos, alertou para a luta contra as mudanças no código florestal.

Dezenas de Sem Terra seguravam cruzes, em respeito aos milhares de mortos na luta por terra. “O Brasil é o único país do mundo que ainda não passou por um processo sério de Reforma Agrária”, lembrou Renato Prata, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD).

Leia mais…

Sem Terra ocupam Incra e montam acampamento no Rio

na portaNo Rio de Janeiro, na tarde de quinta feira, 300 famílias Sem Terra ocuparam a superintendência regional do Incra e montaram acampamento em frente ao prédio, nesta quinta-feira.

Durante a ocupação, uma equipe de negociação composta por representantes das áreas apresentaram a pauta de reivindicação à representantes da superintendência do Incra.

Leia mais…

Quinze anos depois do Massacre de Eldorado dos Carajás, mais uma violência contra os trabalhadores rurais

Não, felizmente não se trata de mais um massacre com a perda de vidas humanas. Porém, o que está acontecendo em Campos dos Goytacazes e arredores, no norte do estado do Rio de Janeiro, é também uma inominável violência contra os trabalhadores rurais, justamente neste ano em que faz 15 anos do Massacre (e da impunidade) de Eldorado dos Carajás.

No entorno do porto que está sendo construído no município de São João da Barra, centenas de posseiros, sitiantes e pequenos proprietários estão sendo vítimas de assédio moral e pressão psicológica para abandonar e ou vender suas terras para a expansão da área industrial planejada para ser instalada junto ao complexo portuário. O mega-empresário carioca e a ex-governadora, atual prefeita de Campos, estão planejando a destruição do maior assentamento rural do estado do Rio de Janeiro, o Zumbi dos Palmares, onde vivem e produzem mais de 500 famílias de trabalhadores rurais, para construção de uma variante da BR101.

Leia mais…

Notícias do Rio

17 de Abril marcado com debate sobre a violência no campo e na cidade

Domingo é dia de Cinema 6Na data em que comemoramos o Dia Internacional da Luta Camponesa (17/04), foi retomado no Odeon o projeto Domingo é Dia de Cinema. A histórica sala de exibições do centro do Rio foi palco de um programa especial neste dia de lembranças tão intensas. Sob o tema A VIOLÊNCIA NO CAMPO E NA CIDADE: DUAS FACES DA MESMA MOEDA, foi exibido o filme “Tropa de Elite II”, seguido de um debate entre Marcelo Freixo, MC Leonardo e Marina dos Santos (MST), além de Sandro Rocha, ator do filme.

Domingo é dia de cinema é um projeto que existe há 11 anos, organizado por professores de pré-vestibulares populares, em parceria com o cinema Odeon. O público foi formado em sua maioria por estudantes destes cursos, mas contou ainda com militantes de movimentos sociais do campo e da cidade.

Leia mais…

Ato pela saúde marca o lançamento da campanha contra os agrotóxicos no Rio

Ato pela Saúde 3No Rio de Janeiro, no Dia Mundial da Saúde, dia 07 de abril, uma manifestação reuniu cerca de 500 pessoas para protestar contra a privatização do SUS. Estavam lá profissionais de saúde, sindicatos, partidos políticos, estudantes, professsores e movimentos sociais, entre eles o MST.

A manifestação também foi palco do lançamento da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. Durante a passeata foram entregues panfletos e adesivos esclarecendo os malefícios dos agrotóxicos para a saúde, e houve um convite a todas os participantes para ingressarem nessa luta, que também é por saúde.

Leia mais…

Notícias do Brasil

Jornada do MST mobiliza 17 estados por Reforma Agrária

passeataNesta semana, 17 estados se mobilizaram na Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, somando-se, ainda, atividades em Brasília, na Cãmara Federal, em lembrança aos 15 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás.

São mais de 18 mil famílias em luta, totalizando mais de 70 ocupações de latifúndios, mobilizações em 13 sedes do Incra, além de fechamento de estradas, acampamentos, debates com a sociedade, audiências públicas e ações em diferentes órgãos dos governos locais, responsáveis pela questão agrária.

Leia mais…

Notícias da Campanha Contra os Agrotóxicos

A violência do agrotóxico

Há pouco mais de duas semanas (31/03) a equipe de filmagem do documentário sobre os agrotóxicos, dirigido por Silvio Tendler, estava em Paraipaba, Ceará, cerca de 90 quilômetros a noroeste da capital Fortaleza. Foram investigar as acusações contra a empresa do agronegócio, de origem holandesa, Companhia Bulbos do Ceará (CBC), por uso indiscriminado de agrotóxicos.

Em fevereiro, a Justiça do Ceará havia deferido liminar proibindo o uso de veneno pela CBC. Entre as explicações estão coceira na pele e problemas respiratórios na comunidade local, a provável contaminação da lagoa da Cana Brava – a 100 metros da fazenda e principal reservatório de água que abastece o município – além da morte, por contaminação comprovada em laboratório, de 18 cabeças de gado do agropecuarista Henry Romero.

Leia mais…

Entidades lançam campanha contra os agrotóxicos no Rio

Foram realizadas uma série de atividades de lançamento nacional da campanha contra os agrotóxicos no Rio de Janeiro, que pretende conscientizar a população sobre os danos causados pelo uso de venenos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi considerado campeão mundial em consumo de agrotóxicos. Além de gerar sérios impactos ambientais, como a poluição da água e do solo, o uso de agrotóxicos tem levado a um número cada vez maior de intoxicações, tanto por exposição ao material químico quanto por ingestão de alimentos contaminados.

Leia mais…

Dicas Várias

NPC inaugura livraria especializada em comunicação e lutas dos trabalhadores

Jornalistas, professores, estudantes e militantes de diversas áreas já têm um ponto de encontro no centro do Rio. É a Livraria Antonio Gramsci, recém-inaugurada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). O objetivo é divulgar trabalhos, pesquisas e conjuntos de artigos de referência nacional e internacional que tratem do mundo da comunicação e da história dos trabalhadores, os dois eixos centrais do NPC. Educação, sociologia, cultura, novas tecnologias, lutas e movimentos sociais, sindicalismo, mulheres e direitos humanos são alguns dos outros temas também privilegiados na Antonio Gramsci, onde podem ser encontradas obras clássicas do pensamento marxista e da esquerda mundial.

Serviço:
A Livraria Antonio Gramsci está localizada na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Centro do Rio (rua do bar Amarelinho). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30. Para entrar em contato, basta mandar um email para livraria@piratininga.org.br aos cuidados de Sheila Jacob.

Leia mais…

Expediente

Boletim MST Rio

2011-04-20  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    5 maio 2011 @ 3:26

    […] <  Post anterior […]

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>