Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 19

quinta-feira 5 maio 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim19
Boletim do MST RIO — Nº 19 — De 04/05 a 17/05/2011

Notícias do MST Rio

Turma de serviço social: termina a primeira etapa do tempo-escola

No dia 04 de maio se encerrou uma etapa importante do curso de serviço social, realizado na Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ). Este curso demarca uma vitória da classe trabalhadora, especialmente para o MST e movimentos do campo, pois é a 1ª turma de serviço social para assentados/as da Reforma Agrária, se tratando do primeiro curso de graduação parceria do MST, ENFF e a Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ).

A etapa do tempo presencial iniciou no dia 28/02 e finalizou dia 04 de maio. Tiveram como disciplinas nesta etapa Introdução a Economia Política, Filosofia, Introdução ao Serviço Social, Teoria Política, Teoria Sociológica e Introdução ao Trabalho Científico.
Leia mais…

Eike Batista ameaça assentamento no Rio

Ao se completarem quinze anos do massacre de Eldorado dos Carajás, cujo saldo foi de 19 mortos e 69 feridos, a constatação que se pode fazer é que muito pouco mudou na forma com que o Estado brasileiro trata a questão da concentração da propriedade da terra.

A gravidade desta situação fica evidenciada pelo fato do projeto do Grupo EBX para o chamado corredor logístico envolver o uso de uma faixa de terra de 400 metros de largura, o que, de cara, implicará na remoção de centenas de famílias dos lotes que hoje ocupam. Além disso, como a construção deste corredor será acompanhada de novos investimentos, a especulação de terras tratará de destruir o que ainda vier a sobrar do Zumbi dos Palmares.

Leia mais…

Notícias do Rio

Primeiro de Maio de Luta reúne trabalhadores na zona portuária do Rio

O ato em lembrança do Primeiro de Maio na cidade do Rio de Janeiro teve como foco principal a luta pela moradia. A situação drástica das remoções que os moradores pobres da cidade têm vivido direcionou o ato para a região portuária do Rio. O local, uma vasta área com muitos imóveis antigos, está na mira da tríade Prefeitura-Estado-Governo Federal para um grande processo de “revitalização”, ou seja, expulsão dos pobres para chegada dos ricos.

O ato teve início no Largo do Santo Cristo, e seguiu em direção à Gamboa, passando pela Cidade do Samba até chegar ao Largo do São Francisco da Prainha, região denominada de “Porto Maravilha”. Pelo caminho, pode-se ver diversos imóveis que já estão, ou que estarão em breve destinados à especulação imobiliária. As falas dos militantes conclamavam os moradores da região a lutarem por seu direito de permanecer no local de moradia, e de não serem removidos. A política de remoções no Rio tem levado cidadãos a serem realocados em locais a 2 horas de distância da moradia original.

Leia mais…

Rádio Comunitária Santa Marta é fechada pela Polícia Federal e ANATEL

Na manhã do dia 3 de maio, a Rádio Comunitária Santa Marta foi fechada por agentes da Polícia Federal e da ANATEL. Sem mandato algum, os agentes levaram o transmissor FM alegando que a rádio não estaria legalizada. Emerson Fiell e Antonio Peixe foram levados para depor, e liberados em seguida. A rádio segue transmitindo pela internet: http://www.radiosantamarta.com.br/.

No ar há oito meses, a Rádio Santa Marta já havia caído no gosto dos moradores. Com uma programação aberta e democrática, deu voz ao povo da “favela modelo” do Rio de Janeiro. Enquanto a grande imprensa glorificava o governador Sérgio Cabral pela dita “pacificação”, os olhares internos transmitidos pela 103,3 FM nem sempre iam neste sentido. As remoções no pico, as casas de madeira, as valas abertas, a falta d’água, os abusos da Cedae e da Light, tudo o que não existe na favela fantasiada pelo Globo, é mostrado de dentro dos estúdios da Rádio Santa Marta.

Leia mais…

Aprovados os cargos para o Mecanismo contra a tortura

Foi aprovado nesta terça-feira (26/4) o projeto de resolução que cria os cargos para a nomeação dos seis membros escolhidos para compor o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura. Responsável pela fiscalização de unidades de privação de liberdade, o órgão foi criado, em fevereiro deste ano, por força de lei de autoria de Marcelo Freixo (PSOL-RJ), aprovada e sancionada no ano passado. O Mecanismo atuará de forma autônoma, sem necessidade de autorização prévia para entrar, a qualquer momento, em carceragens, presídios, delegacias, manicômios e unidades socioeducativas.

“A Alerj merece parabéns por que não é fácil aprovar um projeto tão avançado como esse, que põe o Rio de Janeiro na vanguarda nacional no que se refere à luta contra a tortura, um crime que ainda é cometido de forma sistemática nos porões da nossa sociedade”, disse Marcelo Freixo. O deputado lembrou também que há menos de um mês chegou à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, encaminhado pela Presidência da Alerj, um caso de tortura que foi cometida dentro de uma delegacia do Rio. “Essa foi uma vitória histórica daqueles que lutam há décadas pelos direitos humanos e contra a tortura. Esses lutadores merecem hoje os nossos parabéns”, complementou.

Leia mais…

Movimentos Sociais realizam ato do 1º de maio na Baixada

No último dia 29 de abril, movimentos sociais, sindicais, movimento estudantil, partidos, organizaram na baixada Fluminense, em Caxias, um ato do primeiro de maio de luta com aproximadamente 150 pessoas.

Foi um momento importante na qual demonstrou a unidade das organizações em lutar pelos direitos dos trabalhadores e para dialogar com a sociedade.

Frases como: “Você sabe porque estamos lutando?”, “Capital em crise, o que é isto?”, “Privatizar é bom?” e “Quem perde com isso?”, foram utilizadas para conversar com trabalhadores do município e denunciar a precarização da vida dos trabalhadores.

Leia mais…

Notícias do Brasil

Entidades debatem o Código Florestal em São Paulo

Neste sábado (7/5), acontece o Seminário Nacional sobre o Código Florestal, no Auditório Nobre do SENAC, no centro de São Paulo, organizado por mais de 20 organizações do movimento camponês, ambiental, sindical, estudantil, feminista e dos direitos humanos.

O seminário abordará, no contexto do quadro de mudanças no Código Florestal, o atual modelo de produção agropecuária e os impactos nas áreas urbanas, além de levantar propostas de mudanças na legislação que garantam a preservação do meio ambiente e resolvem os problemas dos produtores agrícolas.

Leia mais…

Código Florestal: Aldo não aceita posição do governo e votação fica para a próxima semana

Como antecipado com exclusividade pela Radioagência NP, a votação do Projeto que altera o Código Florestal Brasileiro não será nesta semana.

O governo federal é contrário ao novo texto que altera o Código Florestal, apresentado nesta segunda-feira (02) pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB). Em uma entrevista que será concedida pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governo afirmará que o novo texto não atende às expectativas, e está distante do que ele (governo) quer. A informação foi obtida com exclusividade pela Radioagência NP.

Leia mais…

Notícias da Campanha Contra os Agrotóxicos

Tomate cultivado sem agrotóxico reduz os custos da produção, afirma pesquisa

Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo constatou que o cultivo de tomates de forma agroecológica reduz em até 84% os custos da produção. No estudo feito pelo engenheiro agrônomo Fábio Leonardo Tomas, plantações de tomate sem agrotóxicos e aditivos químicos foram comparadas a formas de cultivo convencionais – com o uso de pesticidas e outros defensivos.

Os tomates produzidos de forma agroecológica tinham menos pragas e doenças, pois eles foram plantados em meio à floresta preservada de Mata Atlântica, que funcionou como um insumo agrícola natural. Isso dispensou o uso de agrotóxicos, que encarecem o produto final em até 70%. O custo de manutenção do pé de tomate orgânico foi de R$ 0,80. O que usou pesticidas saiu por R$ 5.

Leia mais…

Cordel reforça o material da Campanha Contra os Agrotóxicos

Baixe aqui o Cordel “A maldição dos Agrotóxicos ou o que faz o Agronegócio”

Leia mais…

Expediente

Boletim MST Rio

2011-05-05  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim 19







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>