Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Educadores do campo iniciam especialização na Fiocruz

quarta-feira 15 junho 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Setor de Educação do MST/RJ

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos educadores e educadoras que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária, teve início no último dia 13/06/2011, o curso de especialização latu-senso “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais”. Através da parceria entre MST/Escola Nacional Florestan Fernandes-ENFF, PRONERA/INCRA e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, sessenta militantes de 20 estados do Brasil compõem a primeira turma desse curso.

educação e marxismo 1

Realizado em regime de alternância, a primeira etapa do tempo-escola se estenderá até o dia 25 de junho, quando será seguido o tempo-comunidade até outubro de 2011. Sob a coordenação do MST, da professora Virginia Fontes e do professor Paulo Alentejano, o curso visa a consolidação de conhecimentos acerca do método e da teoria crítica e o desenvolvimento da capacidade de compreensão da realidade, sobretudo no que diz respeito aos problemas da educação.

Na abertura das atividades, foi lançado o vídeo do XIII Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Rio de Janeiro ocorrido na ESPJV/FIOCRUZ em outubro de 2010. Em seguida, foi composta uma mesa de abertura com representantes da ESPJV/FIOCRUZ, MST e INCRA. Com muita mística, os professores Demerval Saviani e Célia Vendramini realizaram a conferência “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais”. O evento contou com a presença de muitos amigos do MST, professores, funcionários e estudantes da FIOCRUZ que lotaram o auditório.

Virginia Fontes, Célia Vendramini, Paulo Alentejano e Demerval Saviani

 

Tagged: » » » » » » » »

2011-06-15  »  marcelodurao

Talkback x 2

  1. | MST Rio
    15 junho 2011 @ 3:19

    […] Educadores do campo iniciam especialização na Fiocruz […]

  2. Romário Silveira
    15 junho 2011 @ 23:16

    O Dr. Demerval Saviani não teve o tempo necessário para expressar tudo o que planejou para o Encontro. Ao final ele liberou seu texto para que fosse publicado nos fóruns do MST e da Fiocruz.
    PERGUNTA: Já é possivel compartilhar o texto aqui?

    Obrigado!

Share your thoughts

Re: Educadores do campo iniciam especialização na Fiocruz







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>