Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: pronera

Ato público realizado no CENAM no último dia 17 de maio marcou o encerramento da I Turma do Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Fruto de uma parceria entre o MST, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz), a turma, denominada Comuna de Paris, teve início em junho de 2011 e contou com a participação de educandos de 17 diferentes estados brasileiros. Entre eles estiveram dirigentes do Setor de Educação do MST, professores e diretores de escolas de assentamentos e acampamentos e integrantes dos setores de Produção, Formação e Saúde, que são responsáveis pelo acompanhamento pedagógico de cursos do Pronera.

Tagged: » »

1 comment  » Read the rest

No dia 09 de março inicia a quarta etapa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, parceria com a UFRuralRJ/PRONERA. A turma é composta por 60 educando/as do MST, CPT, Fetag, Recid, Quilombolas, Indígenas, Caiçaras e integrantes do Movimento Urbano.

A etapa se inicia com o Seminário dos Movimentos Sociais e Seminário Sobre Educação Popular, na perspectiva de proposta diferenciada do curso em diálogo com a realidade dos educandos/as.

2 comments  » Read the rest

Iniciou-se, no dia 19 de março, a terceira etapa do curso de Serviço social em parceria com a UFRJ/PRONERA/ENFF. A turma é composta por 60 militantes do MST, MPA e MMC, vindos de dezenove estados do Brasil. A primeira turma de Serviço Social da Via Campesina iniciou o curso em março de 2011.

Para Janaína Nogueira Pacheco, 23 anos, do MST da Bahia, este curso “é uma possibilidade de intervir na realidade com maior apropriação do conhecimento acerca da questão social”. Já para Elaine Cristina Locan, militante do MST de São Paulo, 29 anos, “aqui temos a oportunidade de nos apropriarmos do conhecimento elaborado pela humanidade, do qual a classe trabalhadora é privada há séculos”.

1 comment  » Read the rest

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos educadores e educadoras que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária, teve início no último dia 13/06/2011, o curso de especialização latu-senso “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais”. Através da parceria entre MST/Escola Nacional Florestan Fernandes-ENFF, PRONERA/INCRA e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, sessenta militantes de 20 estados do Brasil compõem a primeira turma desse curso.

Realizado em regime de alternância, a primeira etapa do tempo-escola se estenderá até o dia 25 de junho, quando será seguido o tempo-comunidade até outubro de 2011. Sob a coordenação do MST, da professora Virginia Fontes e do professor Paulo Alentejano, o curso visa a consolidação de conhecimentos acerca do método e da teoria crítica e o desenvolvimento da capacidade de compreensão da realidade, sobretudo no que diz respeito aos problemas da educação.

Tagged: » » » » » » » »

2 comments  » Read the rest

Por Mayrá Lima, Brasilia Da Página do MST A educação do campo, historicamente, é uma pauta de reivindicação e luta entre os Sem Terra no Brasil. Faz parte de toda mobilização nacional e local que o MST faz durante suas jornadas de luta. E não é para menos: faltam escolas nas áreas de Reforma Agrária. […]

Tagged: »

 » Read the rest