Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Educação do Campo entra na 4a etapa

quarta-feira 11 abril 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Andreia Matheus, do MST RJ

No dia 09 de março inicia a quarta etapa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, parceria com a UFRuralRJ/PRONERA. A turma é composta por 60 educando/as do MST, CPT, Fetag, Recid, Quilombolas, Indígenas, Caiçaras e integrantes do Movimento Urbano.

A etapa se inicia com o Seminário dos Movimentos Sociais e Seminário Sobre Educação Popular, na perspectiva de proposta diferenciada do curso em diálogo com a realidade dos educandos/as.

Nas etapas anteriores o conteúdo do curso foi comum para toda turma. Nessa etapa, a turma irá acompanhar conteúdo especifico conforme área do conhecimento: Humanas e Sociais, ou Agroecologia e Segurança Alimentar. A turma será dividida, conforme interesse ou atuação dos/as educandos/as.

Na etapa haverá também atividades e aulas comuns para educando/as, tais como: Análise de Conjuntura Agrária, oficinas de Agroecologia e visitas aos territórios de atuação dos/as educandos/as e das organizações envolvidas no curso. Entre os locais que serão visitados, estãoo Assentamento Zumbi dos Palmares, na região norte fluminense, que celebra seus 15 anos, e a Comunidade Santa Rita do Bracuí, na região de Parati.

A etapa se encerra no dia 15 de Junho, com Seminário de Pesquisa para aprofundamento nos temas escolhidos a ser desenvolvido para conclusão do curso.

2012-04-11  »  alantygel

Talkback x 2

  1. Jane Soares
    12 abril 2012 @ 8:01

    Parabéns aos educandos(as), guerreiros e conscientes de suas identidades.
    Um grande abraço repleto de admiração e orgulho.
    Abs,
    Jane

  2. Alexandre Samis
    18 abril 2012 @ 20:45

    Parabéns aos membros grupo desta fundamental iniciativa que, com suas atitudes e proposições, vão diminuindo a profundidade do fosso entre os movimentos sociais e as universidades públicas brasileiras. Um belo exemplo de ação direta no campo das idéias e do pensamento revolucionário.
    Saudações libertárias
    Alexandre Samis

Share your thoughts

Re: Curso de Licenciatura em Educação do Campo entra na 4a etapa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>