Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: serviço social

A turma especial de assentadas e assentados da reforma agrária do curso de serviço social da UFRJ voltou ao Rio para mais uma etapa nesta segunda-feira (13). No entanto, o tempo-escola desta vez será diferente: em meio à greve das universidades federais, a turma negociou a volta às aulas com o comandos de greve local e nacional, por conta das dificuldades logísticas do deslocamento de 60 estudantes.

A turma terá as horas de aula programadas, mas trocará as atividades complementares pela participação nas mobilizações em apoio aos professores. Os 60 estudantes vindos de 20 estados do país começam agora o 4o período, e têm previsão de formatura em 2014. Para Beto Ribeiro, aluno da turma e integrante do MPA, “a turma de assentados de reforma agrária é fruto da luta dos trabalhadores para ter acesso à educação publica. A greve dos professores federais é legitima, porque é luta contra a precarização da educação pública no Brasil.

1 comment  » Read the rest

Iniciou-se, no dia 19 de março, a terceira etapa do curso de Serviço social em parceria com a UFRJ/PRONERA/ENFF. A turma é composta por 60 militantes do MST, MPA e MMC, vindos de dezenove estados do Brasil. A primeira turma de Serviço Social da Via Campesina iniciou o curso em março de 2011.

Para Janaína Nogueira Pacheco, 23 anos, do MST da Bahia, este curso “é uma possibilidade de intervir na realidade com maior apropriação do conhecimento acerca da questão social”. Já para Elaine Cristina Locan, militante do MST de São Paulo, 29 anos, “aqui temos a oportunidade de nos apropriarmos do conhecimento elaborado pela humanidade, do qual a classe trabalhadora é privada há séculos”.

1 comment  » Read the rest

Por Alan Tygel No último dia 15 de março, a Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS/UFRJ) deu as boas vindas aos seus mais novos alunos: 60 militantes do MST e de outros movimentos sociais do campo, matriculados na turma especial para assentados da reforma agrária. O curso, viabilizado pelo PRONERA (Programa Nacional de Educação […]

Tagged: » » »

2 comments  » Read the rest