Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Regional Baixada realiza encontro dos Sem Terrinha

terça-feira 6 novembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Elis Carvalho, do Setor de Educação 

Foto: Fábio Caffé/Imagens do Povo

Durante os dias 05 e 06 de outubro de 2012, na creche comunitária, próxima ao assentamento Terra Prometida do MST em Tinguá, Nova Iguaçu, foi realizado o encontro Regional dos Sem Terrinha.

O encontro teve como tema “Sem Terrinha: Por Escola, Terra e Alimento Sem Veneno, Rumo ao VI congresso do MST”, e  contou com a participação de 50 Sem Terrinhas oriundos dos assentamentos do MST e da comunidade local. Também participaram do encontro militantes do MST e oficineiros amigos do MST no Rio de Janeiro.

A realização do encontro Sem terrinha seguiu uma orientação do MST a nível nacional, que foi debater as questões do VI congresso que acontecerá em 2013 e também a solidariedade as crianças da Palestina. Além de trabalhar temas que ainda não são garantidos para as crianças do campo, como escola e educação de qualidade, a garantia de poder estarem assentadas e poder produzir alimento saudável.

Foto: Mirian Benetti/Imagens do Povo

A abertura do encontro foi muito animada e também muito mística. Foi apresentada para as crianças um pouco da história da Palestina, através da simbologia que marca a história desde sofrido país, principalmente para as crianças: a pedra, o lenço e a bola. Depois desse momento de abertura, as crianças foram dividas por idade e elaboraram cartas e desenhos para as crianças da Palestina que serão entregue no fórum da Palestina que ocorrerá no Rio Grande do Sul ainda este ano.

Além de trabalhar com as crianças a solidariedade internacionalista, foram realizadas oficinas que dialogaram com encontro, como: agroecologia, fanzine e elaboração de cartazes e capoeira, que ocorreram no primeiro dia. Já no segundo dia com muita ansiedade do dia anterior, foi o momento do passeio em um sítio de lazer e teve festa de encerramento, com momento muito místico que foi a leitura de uma das cartas que será enviada para as crianças Palestinas lida por uma Sem Terrinha.

O encontro terminou com gostinho de quero mais pelas crianças, que fazem, constroem e também lutam por esse bonito movimento chamado MST.

Viva os Sem Terrinhas do MST e seguimos na Luta por uma Palestina Livre, onde não tenha crianças presas injustamente, onde possam assim como as crianças brasileiras jogar futebol e poder lutar por um mundo melhor. Bandeira, bandeira vermelhinha, o futuro da nação está nas mãos dos Sem Terrinha!!!

Veja galeria de fotos, por Mirian Benetti e Fábio Caffé.

2012-11-06  »  alantygel

Talkback

  1. Regional Baixada do MST realiza encontro dos Sem Terrinha « FARJ
    14 novembro 2012 @ 16:41

    […] fotos em http://boletimmstrj.mst.org.br/regional-baixada-realiza-encontro-dos-sem-terrinha/ Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Publicado em: frente […]

Share your thoughts

Re: Regional Baixada realiza encontro dos Sem Terrinha







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>