Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Resposta no Voto

terça-feira 9 novembro 2010 - Filed under Sem categoria

Mesmo num período de crise política, de representação e da institucionalidade, onde as eleições fundamentalmente não representam disputa de projetos. Tivemos no Rio de Janeiro alguns resultados importantes para o conjunto da classe trabalhadora, para organizações e movimentos sociais. No entanto continua o desafio de realizar ações de luta conjunta, pois no quadro eleitoral, também apresenta muitos desafios.

A eleição de Chico Alencar e Marcelo Freixo, ambos do PSOL, mostra pra sociedade fluminense e para os partidos a importância da parceria dos mandatos com as lutas da classe trabalhadora. Esse processo foi fruto da ação militante de muitos companheiros e companheiras. O resultado do segundo lugar para ambos demonstra a importância da ação coletiva nesse processo eleitoral, sem o aparato material de muitos outros candidatos e o resultado disso, mas também a responsabilidade para próximo período.

A reeleição de outros/as camaradas parceiros históricos na Luta pelos direitos, pela Reforma Agrária, comprometidos com a classe trabalhadora foram importantes como a Dep. Inês Pandeló do PT, que tem sua atuação marcante na luta pelos direitos das mulheres e da educação; o Dep. Paulo Ramos do PDT, que proporcionou ao MST a medalha Tiradentes e o Dep. Molon do PT agora como deputado federal. Lembrando também a eleição para senador do Lindenberg do PT que na gestão como prefeito em Nova Iguaçú tornou possível o assentamento de comunidades do campo de mais de 20 anos, quando redefiniu áreas rurais em Nova Iguaçú; entre outros.
Porem sabemos que foram eleitos uma grande quantidade de candidatos que não representam o projeto da classe trabalhadora, e isso aumenta a nossa responsabilidade de realizar as lutas e construir ações conjuntas.

Este processo nos mostra a necessidade da construção de mandatos com uma concepção política diferenciada, essencialmente por duas questões:
A primeira podemos dizer para fora, no método que organiza o mandato, com princípios bem definidos como: mandato constituído de modo aberto e em luta na parceria com os movimentos sociais fortalecendo as lutas e se fortalecendo, ter coordenação coletiva, divisão tarefas, bandeiras políticas claras, inserção com base social , se manter coerente na postura e na relação com o povo e possuir ação transformadora.

A segunda, podemos dizer para dentro, é o próprio comportamento do mandato na ALERJ. Onde o mandato em nenhum momento se mostre vacilante perante as questões intrínsecas da ALERJ, pelo contrário se mostre a todo o momento também lutador e parceiro das questões que se pauta no dia a dia da população fluminense e dos movimentos sociais.

Desejamos aos camaradas reeleitos, assim como os eleitos, muitas realizações nestes próximos 4 anos e desde já nos colocamos ao lado para as lutas que já se mostram e as que virão.

Tagged:

2010-11-09  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    10 novembro 2010 @ 1:41

    […] Leia mais… […]

Share your thoughts

Re: Resposta no Voto







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>