Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 10 novembro 2010 - Filed under Boletins

Boletim do MST-RJ
Boletim do MST RIO — Nº 07 — De 09 a 23/11/2010

Notícias do MST Rio

300 anos de opressão e luta. 5 anos de acampamento!

7_irm?£ doroty 1A ocupação da Fazenda da Pedra, completo seu quinto aniversário no dia 23 de outubro desse ano. Mas a história dessa luta tem quase 3 séculos, quando da apropriação das terras da Fazenda da Pedra durante o ciclo do café. A maior prova disso é a existência ainda hoje do Quilombo de Santana. Desde então a luta pela terra não parou mais e a história dessas duas lutas (Quilombolas e Sem Terra) se encontram na força que os quilombolas deram para a ocupação das terras da Fazenda da Pedra. Logo na primeira assembléia do acampamento, em outubro de 2005, o povo acampado dizia que na Fazenda da Pedra nascia a COMUNIDADE IRMÃ DOROTHY… reforçando a identidade de luta pela terra e o resgate da memória dos lutadores e lutadoras do povo. Mas até quando vamos comemorar aniversário de resistência do acampamento?? Queremos comemorar o Assentamento!

Leia mais…

Acampamento Contra As Privatizações Em Defesa Do Brasil

7_acmpamento BRCerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio de Janeiro e dos estados do ES, PR e SP realizaram um acampamento em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Edise) no centro da cidade do Rio de Janeiro, de 21 a 29 de outubro. Os militantes participaram do grande ato público Contra o Retrocesso e em Defesa Do Emprego, dos Direitos, do Patrimônio Público e da Soberania Nacional, que reuniu cerca de 20 mil pessoas em passeata pela Av. Rio Branco. Após esta manifestação, os militantes do movimento se mantiveram em mobilização por mais uma semana e montaram acampamento.

Pelo menos em outras quatro capitais do país, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, integrantes do MST também realizaram mobilizações com os mesmos objetivos que a do Rio, que é de derrotar o candidato da direita e impedir a volta do neoliberalismo e das privatizações. Marcelo Durão, coordenador estadual do MST, ressalta a importância de manter o povo mobilizado, mesmo depois das eleições. “No Rio de Janeiro estamos desde 2007 sem assentamentos, por isso, além de lutar contra o retrocesso, precisamos cobrar que o próximo governo atenda às reivindicações dos movimentos sociais, como saúde, educação, trabalho, moradia e reforma agrária”.

Leia mais…

Notícias do Rio

O Canecão (e o bingo) são da UFRJ!

Canecao1Segmentos universitários defendem a criação, no local, de um espaço cultural público e democrático. A luta de mais de 40 anos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reaver o terreno onde irregularmente funcionava a casa de espetáculos Canecão, em Botafogo, finalmente acabou. Depois de idas e vindas na justiça, os ocupantes entregaram as chaves do imóvel, em 20 de outubro. Uma surpresa agradável foi que, no dia seguinte, 21, ainda foi conquistada pela universidade a reintegração de posse do espaço vizinho ao Canecão onde chegou a operar, também de forma irregular, um bingo. Por conta disso, transformou-se em comemoração, no próprio dia 21, uma passeata antes prevista como parte da campanha de retomada do Canecão. Organizada pela Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind) em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a manifestação, que tinha caráter reivindicatório, ganhou ares de festa.

Leia mais…

Porto Aberto: um Armazém da Utopia

A Companhia de teatro Ensaio Aberto, completa 18 anos em 2010. Dirigida por Luiz Fernando Lobo, a Companhia busca romper a ideia de espetáculos voltados apenas para uma pequena parte da nossa sociedade e tem cerca de 40% do público diretamente ligado a movimentos sociais organizados. A busca da Companhia é por revelar ou explicitar as contradições do mundo contemporâneo, através de uma nova relação palco-platéia, dando novas funções à arte. Da importância desta nova relação, criaram a chamada Ciência do Novo Público – CNP, que pretende formar um novo público, desenvolvendo um trabalho pedagógico e de formação de consciência em espaços para além do teatro, mas como parte do processo de desenvolvimento dos espetáculos.

Este mês começa a ser utilizado o Armazém da Utopia, um espaço que reflete uma conquista da Companhia Ensaio Aberto, localizado no Armazém 6 do Cais do Porto. A utopia de continuar fazendo teatro de grupo em plena “era da mercadoria”, como chamou Brecht, exige a criação de uma rede solidária constituída por aqueles que acreditam que na arte coletiva. É através da valorização destas redes de solidariedade e práticas transformadores entre palco e platéia que será construído o Armazém da Utopia. Nos dias 21 e 22 de novembro haverá um tributo ao Dia da Consciência Negra, às 19h, no Armazém da Utopia. E ano que vem o espetáculo Missa dos Quilombos voltará ao Armazém da Utopia. Fica o convite!

PM entra em confronto com moradores da Vila Taboinhas

Moradores da Vila Taboinhas, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, entraram em confronto com a Polícia Militar na tarde desta terça-feira (9) após seis horas de negociação. Os moradores bloquearam a principal via de acesso à comunidade por volta das 14h30 à espera de uma solução para o impasse gerado pelo cumprimento de uma ordem de despejo. Os moradores argumentam que não haviam recebido até então nenhum aviso da prefeitura sobre a ilegalidade da ocupação e dizem que fizeram melhorias no local, como o aterramento do mangue. Um pedido de reintegração de posse determinou a saída de 400 famílias no prazo de 48 horas. Os moradores vivem no local há cinco anos, mas o terreno pertence à construtora Debret S.A e mais 10 pessoas físicas. Há 18 anos no Rio, a diarista Fátima Cândida dos Santos, de 54 anos, participou da criação da comunidade, em 2005, e conta que os próprios moradores se reuniram para fazer melhorias no local.

Leia mais…

Resposta no voto

Mesmo num período de crise política, de representação e da institucionalidade, onde as eleições fundamentalmente não representam disputa de projetos, tivemos nas eleições do Rio de Janeiro alguns resultados importantes para o conjunto da classe trabalhadora, para organizações e movimentos sociais. No entanto, continua o desafio de realizar ações de luta conjunta, pois o quadro eleitoral também apresenta muitos desafios.

A reeleição do Chico Alencar e do Marcelo Freixo, ambos do PSOL, mostra pra sociedade fluminense e para os partidos a importância da parceria dos mandatos com as lutas da classe trabalhadora. A reeleição de outros/as camaradas parceiros históricos na Luta pelos direitos, pela Reforma Agrária, foram importantes como a Dep. Inês Pandeló do PT, que tem sua atuação marcante na luta pelos direitos das mulheres e da educação; o Dep. Paulo Ramos do PDT, que proporcionou ao MST a medalha Tiradentes, o Dep. Molon do PT, assim como a eleição para senador do Lindenberg do PT. Porém, sabemos que foram eleitos grande quantidade de candidatos que não representam o projeto da classe trabalhadora, e isso aumenta a nossa responsabilidade de realizar as lutas e construir ações conjuntas.

Leia mais…

Notícias do Brasil

Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes – AAENFF

enff1Situada em Guararema (SP), a Escola Nacional Florestan Fernandes foi construída graças ao trabalho voluntário de pelo menos mil trabalhadores sem terra e simpatizantes. Nestes cinco primeiros anos de sua existência passaram pela escola 16 mil militantes e quadros dos movimentos sociais do Brasil, da América Latina e da África. Não se trata, portanto, de uma “Escola do MST”, mas de um patrimônio de todos os trabalhadores comprometidos com um projeto de transformação social. Entretanto, no momento em que o MST é obrigado a mobilizar as suas energias para resistir aos ataques implacáveis dos donos do capital, a escola torna-se carente de recursos. Por isso, em dezembro de 2009, um grupo de intelectuais, professores, militantes e colaboradores resolveu criar a “Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes” (AAENFF), com objetivo de divulgar as atividades da escola; iniciar uma campanha nacional pela adesão de novos sócios; promover atividades e campanhas de solidariedade; desenvolver parcerias etc. A AAENFF possui um grupo organizado aqui no Rio que esta promovendo atividades de divulgação da ENFF com caráter de formação.

Site:http://amigosenff.org.br
Amigos da ENFF Rio de Janeiro:amigosdaenff.rj@gmail.com

Leia mais…

Ocupação da Fazenda Anonni completa 25 anos no Rio Grande do Sul

Por Bianca Costa
Da Página do MST

Ocupa?ß?£o da Fazenda Anonni completa 25 anos no Rio Grande do SulNo dia 29 de outubro de 1985, mais de 6 mil pessoas participaram da primeira grande ocupação de terra massiva do Estado do Rio Grande do Sul.

A ocupação da Fazenda Anonni é considerada uma das maiores da história do MST e garantiu o assentamento de mais de 400 famílias na região Norte do Estado.

A área de mais de 9 mil hectares é um marco para a luta pela terra e também ficou nacionalmente conhecida pelo filme “Terra para Rose”, que além de contar a história da ocupação, mostrou o espírito de luta da sem terra Roseli Salete Nunes da Silva, assassinada durante a ocupação.

A importância do momento da ocupação e a história de luta das famílias que estão assentadas na Fazenda Anonni é o que motiva os pequenos agricultores a manter viva a memória.

Leia mais…

Notícias Internacionais e da Via Campesina

A Via Campesina convida os movimentos sociais em todo mundo para mobilização

Os Movimentos sociais de todo o mundo estão se mobilizando para a 16ª Conferência das Partes (COP 16) da convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática (CNNUCC) que se acontecerá em Cancun, México, de 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010. A maioria dos países não tem tomado muito a sério as negociações de políticas que podem reverter a crise climática, em vez disso, estão negociando por quanto tempo mais poderão seguir escapando sem fazer nada, pois simplesmente querem seguir com seus “negócios como sempre”. As Negociações climáticas parecem cada vez mais um grande mercado. Por esta e outras razões que os movimentos sociais, e organizações de todo o mundo devem seguir lutando contra este modelo que destrói não só o meio ambiente como também nossas vidas. Convidamos a todos/as para neste período estarmos juntos realizando atividades em todos os países denunciando esta crise e exigindo mudança neste modelo.

Leia mais…

Publicações

Expediente

Boletim MST Rio

2010-11-10  »  alantygel

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>