Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes – AAENFF

terça-feira 9 novembro 2010 - Filed under Sem categoria

A Escola Nacional Florestan Fernandes

Situada em Guararema (a 70 km de São Paulo), a Escola Nacional Florestan Fernandes foi construída, entre os anos 2000 e 2005, graças ao trabalho voluntário de pelo menos mil trabalhadores sem terra e simpatizantes. Nos cinco primeiros anos de sua existência, passaram pela escola 16 mil militantes e quadros dos movimentos sociais do Brasil, da América Latina e da África. Não se trata, portanto, de uma “Escola do MST”, mas de um patrimônio de todos os trabalhadores comprometidos com um projeto de transformação social.


enff

A escola oferece cursos de nível superior, ministrados por mais de 500 professores, nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política, Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo e Estudos Latino-americanos. Além disso, cursos de especialização, em convênio com outras universidades (por exemplo, Direito e Comunicação no campo).

O acervo de sua biblioteca, formado com base em doações, conta hoje com mais de 40 mil volumes impressos, além de conteúdos com suporte em outros tipos de mídia. Para assegurar a possibilidade de participação das mulheres, foram construídas creches (as cirandas), onde os filhos permanecem enquanto as mães estudam.

enff1
A escola está erguida sobre um terreno de 120 mil m2, com instalações de alvenaria de tijolos fabricados pelos próprios trabalhadores. O projeto arquitetônico, oferecido voluntariamente, teve como princípio causar o menor dano ao meio ambiente.

O seu uso demanda a dedicação integral de 35 trabalhadores residentes no local, de todas as áreas (administrativa, pedagógica, infraestrutura elétrica e sanitária e outros). Todos os que frequentam os cursos se encarregam da limpeza, dos cuidados com a horta e outros trabalhos de manutenção.

A creche “Ciranda Infantil Saci Pererê” oferece um ambiente sadio e cuidadoso às crianças, enquanto seus responsáveis, principalmente as mães, estudam e/ou trabalham.

O Trabalho de Formação da ENFF

Nos cinco primeiros anos de sua existência, passaram pela escola 16 mil militantes dos movimentos sociais do campo e da cidade, de todos os Estados do Brasil e de outros países da América Latina e da África.

A escola tem o apoio de mais de 500 professores voluntários – do Brasil, da América Latina e de outras regiões –, nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política da Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo e Estudos Latino-americanos.

Além disso, oferece cursos superiores e de especialização, em convênio com mais de 35 universidades (por exemplo, Direito e Comunicação no campo) e mestrado sobre Questão Agrária, por meio de convênio com a UNESP e UNESCO.

A ENFF também mantém convênio com mais de 15 escolas de formação em outros países e com o Ministério da Educação de Cuba, com o objetivo de implementar no Brasil o método de educação e alfabetização lá desenvolvido e praticado.

Entretanto, no momento em que o MST é obrigado a mobilizar as suas energias para resistir aos ataques implacáveis dos donos do capital, a escola torna-se carente de recursos. Nós não podemos permitir, sequer tolerar a idéia de que ela interrompa ou sequer diminua o ritmo de suas atividades.

Por isso em dezembro de 2009, um grupo de intelectuais, professores, militantes e colaboradores resolveu criar a “Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes”, com os seguintes objetivos:

  • Divulgar as atividades da escola, por todos os meios possíveis;
  • Iniciar uma campanha nacional pela adesão de novos sócios;
  • Promover atividades e campanhas de solidariedade para angariar recursos, incluindo doações de livros, revistas, publicações e material audiovisual para a Biblioteca da ENFF;
  • Apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de educação e escolarização de crianças, jovens e adultos do campo, da cidade, das comunidades indígenas e quilombolas, bem como projetos contra as discriminações de raça, cor, gênero, sexo e religião;
  • Desenvolver parcerias específicas com instituições e entidades que atuem na área da formação e educação;
  • Viabilizar projetos que estimulem estudos acerca da tradição do pensamento crítico;
  • Estimular intercâmbio de atividades de formação do Brasil com a América Latina e com outros continentes.

A AAENFF possui um grupo organizado no Rio de Janeiro, que está promovendo atividades de divulgação da ENFF com caráter de formação. Como exemplo, podemos citar as duas atividades realizadas no IFCS em 2010:

Dia 23 de junho: debate sobre formação da classe trabalhadora: A experiência de Formação da ENFF, com Carlos Eduardo Martins(IFCS/UFRJ), José Paulo Neto (ESS/UFRJ), Virgínea Fontes (EPJVF/Fiocruz); e

Dia 27 de outubro: uma mesa redonda com o lançamento do livro da Virginia Fontes (EPJVF/Fiocruz) O Brasil e o Capital-Imperialismo Teoria e História, com comentários de Marco Antonio (CeCAC) e Marcelo Durão (MST) representando a ENFF. O debate foi mediado por Vito Gianotti (NPC). Antes das falas foi exibido um vídeo dos 5 anos da ENFF.

Contatos no Rio de Janeiro:

Amigos da ENFF Rio de Janeiro: email: amigosdaenff.rj@gmail.com

Como ser um/a associado/a:

AAENFF: Rua Abolição, nº167, Bela Vista, São Paulo/SP, Cep: 01319-030, Brasil. Tel.: (11) 3105-0918 / 9454-9030.

Pelo site: http://www.amigosenff.org.br/

email: associacao@amigosenff.org.br

Tagged:

2010-11-09  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    10 novembro 2010 @ 1:46

    […] Leia mais… […]

Share your thoughts

Re: Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes – AAENFF







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>