Content

Tag: VI congresso

Valerian and the City of a Thousand Planets (2017) HD Director : Luc Besson. Writer : Luc Besson. Producer : Luc Besson, Virginie Besson-Silla. Release : July 20, 2017 Country : France. Production Company : EuropaCorp. Language : English. Runtime : 137 Genre : Adventure, Science Fiction, Action. ‘Valerian and the City of a Thousand […]

Captain Underpants: The First Epic Movie (2017) HD Director : Rob Letterman, David Soren. Writer : Dav Pilkey, Nicholas Stoller. Release : June 1, 2017 Country : United States of America. Production Company : DreamWorks Animation, Scholastic Entertainment. Language : English. Runtime : 89 Genre : Comedy, Animation, Family, Action. Movie ‘Captain Underpants: The First […]

Durante os dias 05 e 06 de outubro de 2012, na creche comunitária, próxima ao assentamento Terra Prometida do MST em Tinguá, Nova Iguaçu, foi realizado o encontro Regional dos Sem Terrinha.

O encontro teve como tema “Sem Terrinha: Por Escola, Terra e Alimento Sem Veneno, Rumo ao VI congresso do MST”, e contou com a participação de 50 Sem Terrinhas oriundos dos assentamentos do MST e da comunidade local. Também participaram do encontro militantes do MST e oficineiros amigos do MST no Rio de Janeiro.

A realização do encontro Sem terrinha seguiu uma orientação do MST a nível nacional, que foi debater as questões do VI congresso que acontecerá em 2013 e também a solidariedade as crianças da Palestina. Além de trabalhar temas que ainda não são garantidos para as crianças do campo, como escola e educação de qualidade, a garantia de poder estarem assentadas e poder produzir alimento saudável.

Nos dias 13 e 14 de outubro o MST na região Norte Fluminense realizou o seu encontro regional reunindo 40 militantes de acampamentos e assentamentos da região. O Encontro ocorreu no assentamento Zumbi dos Palmares núcleo IV.

Foi momento de fazer estudos sobre temas como: Questão Agrária na região, Proposta de Reforma Agrária Popular; A Luta pela terra e a Organização dos Assentamentos na região. Também foi momento de realizar debate sobre a preparação do VI Congresso nacional do MST e o planejamento do trabalho de base.

Este encontro ficou marcado por ter sido realizado no primeiro assentamento da região, que completou 15 anos, sendo também o maior assentamento do MST no estado do Rio de Janeiro.

Nos dias 27 e 28 de outubro o Assentamento Dandara dos Palmares e o Acampamento Claudinéia iniciaram o processo de debate em preparação ao VI congresso nacional do MST.

Este momento foi marcado de debate com as famílias assentadas e acampadas para ouvir qual a leitura da realidade que as famílias estão fazendo, discutir principais problemas das áreas e suas origens, e como solucionar estes problemas. O trabalho foi iniciado com filme que falava do MST e sua história, do agronegócio, da reforma agrária popular e os desafios da luta.

Esta foi a primeira reunião e a proposta é realizar mais 3 e uma assembleia geral para continuar o debate com famílias sobre o MST e os problemas organizativos: em relação as lutas, organicidade; Ouvir a opinão das famílias sobre a proposta de Reforma Agrária, e do embate com o agronegócio, ao mesmo tempo estimular para questão das alianças e dos enfrentamentos locais; Debater que lutas devemos fazer no próximo período, e sobre a relação do MST com os governos.

Durante os dias 07, 08 e 09 de setembro de 2012, foi realizado o 1º espaço de formação e preparação para o VI congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro (MST-RJ). O encontro aconteceu no espaço de formação do Sindicato dos Petroleiros (SINDPETRO-Duque de Caxias), situado em Tinguá, Baixada Fluminense. Participaram do espaço 80 militantes do MST-RJ,oriundos de acampamentos e assentamentosdas regiões, Norte, Sul e Baixada Fluminense.

A história do Movimento Sem Terra é marcada por grandes mobilizações sociais, sendo uma dessas, os congressos, que são realizados de cinco em cinco anos. Esse é um espaço aonde os trabalhadores e trabalhadoras vindo de todos os Estados onde o MST está representado podem dialogar e definir as linhas políticas para os anos seguintes. Essa é a maior instância de decisão construída pelo MST ao longo de sua trajetória.