Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Última semana para assinar pelo banimento dos banidos

quarta-feira 3 abril 2013 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Campanha_FB_02

Assine: http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_banimentos_dos_agrotoxicos_ja_banidos_em_outros_paises/

As assinaturas do documento que pede o banimento no Brasil de todos os agrotóxicos banidos em outros países do mundo deverão ser entregues no dia 10 de abril, em Brasília, durante o seminário de 10 anos do Plano Safra.

Pelo banimento no Brasil dos agrotóxicos já banidos em outros países

Desde 2008 o Brasil assumiu o posto de maior mercado de agrotóxicos do mundo. Em 2010, nada menos do que 1 bilhão de litros de veneno foram jogados no campo brasileiro, o que representa cerca de 5,2 litro de agrotóxicos por pessoa no país. Essa quantidade estúpida de venenos em nossas lavouras já representa um problema de saúde pública.

Além disso, o Brasil permite a utilização de uma série de agrotóxicos que já foram banidos de diversos países, justamente porque inúmeros estudos lá realizados demonstraram que o seu uso causa terríveis danos ao ser humano e ao meio ambiente. Entre os problemas que afetam a saúde estão má formação de fetos, problemas de reprodução, fertilidade, neurológicos e de fígado, desregulação hormonal, cegueira, paralisia, depressão, contribuição para a formação de cânceres e pode, é claro, levar à morte. Vamos deixar que nos tornemos a “maior lixeira tóxica do mundo”?

http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_banimentos_dos_agrotoxicos_ja_banidos_em_outros_paises/

As mesmas empresas que aceitam, em seus países de origem, a proibição do veneno que produzem, “empurram” para o Brasil o que não podem vender lá, e aqui ainda lutam para que o produto não seja proibido. Estamos falando, por exemplo, de agrotóxicos que têm na sua formulação princípios ativos como Endosulfan (banido em 45 países!), Cihexatina (proibida na União Européia e em países como a Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Japão, Líbia, Paquistão e Tailândia), e Metamidofós (proibido, por exemplo, na União Européia, China, Índia, e Indonésia), todos altamente tóxicos.

É diante desta triste realidade, que nós, abaixo-assinados, solicitamos da Presidenta Dilma Roussef as providências para o banimento imediato no país de toda importação, produção e comercialização de agrotóxicos e substancias já proibidas no exterior. Afinal, o povo brasileiro está sujeito a sofrer as mesmas consequências da contaminação por estes agrotóxicos que os seres humanos de qualquer lugar do mundo.

Quem ganha e quem perde com o banimento dos banidos?

Em 2010, 73% dos agrotóxicos foram usados nas culturas de soja, milho, algodão e cana de açúcar, culturas onde o agronegócio latifundiário predomina. Esse modelo, que segundo o IBGE consome 86% do crédito e 75% das terras, produz apenas 30% dos alimentos que comemos, pois é baseado na produção de commodities para exportação. O agronegócio não vive sem agrotóxicos, pois não respeita a natureza, favorecendo a proliferação de plantas e insetos que atacam a plantação.

Por outro lado, a agricultura camponesa é a única que pode produzir sem os venenos. Em pequenos pedaços de terra, é possível praticar a agroecologia, que produz alimentos saudáveis e contribui com o meio ambiente. A agroecologia hoje já é uma realidade no país.

A lista dos banidos:

Veja a lista dos agrotóxicos banidos no exterior e que estão sob reavaliação da ANVISA: http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/noticias/campanha/159-campanha-lanca-abaixo-assinado-por-banimento-de-banidos

Fraude na liberação de venenos para o agronegócio:

No ano passado a ANVISA, a agência responsável pelo registro do agrotóxicos, foi palco de um escândalo até hoje não explicado. Um gerente teve assinaturas falsificadas para houvesse liberação de venenos voltados para a soja.

Ajude a banir os agrotóxicos do Brasil: http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_banimentos_dos_agrotoxicos_ja_banidos_em_outros_paises/

2013-04-03  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 48 | Boletim do MST Rio
    4 abril 2013 @ 0:38

    […] Última semana para assinar pelo banimento dos banidos […]

Share your thoughts

Re: Última semana para assinar pelo banimento dos banidos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>