Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

50 mil pessoas, 30 toneladas, 600 metros quadrados, 2 dias … e nenhuma linha na mídia burguesa

quarta-feira 11 dezembro 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

do Boletim do MST RJ

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou durante 2 dias a maior feira da reforma agrária já feita no Rio. Uma estrutura de 600 metros quadrados foi instalada no Largo da Carioca, uma das regiões mais movimentadas da cidade. No total, foram comercializadas 30 toneladas de produtos frescos e industrializados produzidos em assentamentos do Rio e de outros estados.

Estima-se que 50 mil pessoas passaram pelo local durantes as 30 horas de feira. Além da venda de produtos, ainda aconteceram 8 shows de bandas e grupos culturais, e 4 debates. Uma rádio web transmitiu o evento ao vivo.

Mesmo assim, a IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes não mereceu sequer uma linha nos grandes veículos de comunicação. Nenhum dos veículos da Globo se dignou a noticiar o evento. O jornal O Dia, que à época do assassinato de Cícero deu o destaque de cunho altamente sensacionalista, também fingiu que nada aconteceu. Assim também o fizeram o portal UOL, que também hospeda o site da Folha de São Paulo, a Veja, e o Estadão.

As notícias da Feira ficaram por conta dos meios de comunicação públicos Agência Brasil, Rádio Agência Nacional, Rádio MEC e Rádio Nacional do Rio e daqueles realmente comprometidos com a informação da sociedade, como o  Jornal Brasil de Fato e o Canal Ibase. Veja:

 A TV Memória Latina fez uma vídeo-reportagem sobre a feira, e a Rádio Levante Popular da Juventude transmitiu o evento:

No dia internacional dos Direitos Humanos, a Radio Agência Nacional ouviu um dirigente do MST em duas matérias:

E para não passar 100% em branco, a reportagem da Rede Globo (Bom Dia Rio) concedeu 3 segundos ao filho de Cícero Guedes, quando o Movimento Humanos Direitos concedeu o Prêmio João Canuto ao militante assassinado. Mas não houve menção a ele no áudio.

De fato, se não fizermos nossa própria comunicação, ninguém fará por nós. A reforma agrária dos meios de comunicação é mais urgente do que nunca.

2013-12-11  »  alantygel

Talkback

  1. Pará
    12 dezembro 2013 @ 18:01

    Maravilha!!

Share your thoughts

Re: 50 mil pessoas, 30 toneladas, 600 metros quadrados, 2 dias … e nenhuma linha na mídia burguesa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>