Banimento de agrotóxicos: Metamidofós no Brasil, e Tiametoxam na França
quarta-feira 11 julho 2012 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos
Agrotóxico metamidofós não pode mais ser vendido no Brasil
A partir deste mês de julho, o agrotóxico metamidofós está banido do mercado brasileiro. Devido aos problemas para a saúde relacionados ao uso do produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em janeiro de 2011, a retirada do agrotóxico do mercado nacional.
Estudos toxicológicos apontam que o metamidofós é responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor.
“Ao longo do processo de discussão com os diversos setores da sociedade sobre a retirada do produto do mercado, não foram apresentadas provas de que o produto é seguro para a saúde das pessoas”, explica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares. No Brasil, o inseticida era utilizado para o controle de pragas nas culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial, e trigo.
O metamidofós teve o uso banido em países como China, Paquistão, Indonésia, Japão, Costa do Marfim e Samoa. No bloco de países da Comunidade Europeia, o agrotóxico também foi proibido.
França proíbe Tiametoxam
O ministro da agricultura francês Stéphane Le Foll anunciou, no último dia 28, o banimento do agrotóxico Cruiser OSR, usado no tratamento de sementes de colza, em função das suspeitas de causar efeitos danosos sobre as abelhas.
A Agência sanitária para alimentação e meio ambiente (Anses), também em junho, denunciou o impacto da molécula Tiametoxam (ingrediente ativo do Crusier) sobre as abelhas.
As populações de abelhas vêm declinando de forma acelarada e misteriosa nos últimos anos pelo mundo, fenômeno que desestabiliza os ecossistemas e que reforça as críticas feitas ao uso massivo de agrotóxicos.
Com informações de Le Monde, 29/06/2012
2012-07-11 » alantygel
11 julho 2012 @ 16:44
[…] Banimento de agrotóxicos: Metamidofós no Brasil, e Tiametoxam na França […]