Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Ração geneticamente modificada pode afetar o sistema reprodutor dos animais

quarta-feira 11 julho 2012 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

Traduzido de All about feed

19 de junho de 2012

Cientistas russos conseguiram provar a existência de sérios riscos à saúde de animais alimentados com ração geneticamente modificada. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa da Associação Nacional de Segurança Genética (NAGS – National Association for Genetic Security – Rússia). De acordo com os autores, foram encontrados inúmeras alterações patológicas em experiências com animais que consumiram alimentos geneticamente modificados.

Foi relatado retardo no desenvolvimento e no crescimento dos animais, além de distorções relacionadas à procriação, com aumento na proporção de fêmeas, redução do número de espermatozóides por litro, com redução maior ainda nas segundas e terceiras gerações.

De acordo com o presidente da NAGS, Alexander Baranov, o maior impacto negativo da comida geneticamente modificada descoberto durante as investigações é o “impedimento ao processo reprodutivo”, tornando quase impossível que se chegue à terceira geração.

“Os resultados dos nossos estudos confirmam as descobertas dos cientistas europeus, que apontaram os impactos negativos na saúde de animais devido à alimentação com comida geneticamente modificada” disse Baranov. “Nós utilizamos soja da linha 40-3-2, largamente utilizada na Rússia para engordar os rebanhos. Essa soja encontrada nas rações é permitida na Rússia, inclusive para consumo humano” acrescenta.

A afirmação feita pela NAGS reacende as discussões na sociedade russa em torno da alimentação de rebanhos com alimentos geneticamente modificados e se estes devem ou não ser permitidos. Atualmente, o Parlamento russo está debatendo uma nova lei relacionada a animais, e muitos especialistas têm aconselhado a proibição total do cultivo e utilização de alimentos geneticamente modificados na criação de animais.

2012-07-11  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim39 | Boletim do MST Rio
    11 julho 2012 @ 18:05

    […] Ração geneticamente modificada pode afetar o sistema reprodutor dos animais […]

Share your thoughts

Re: Ração geneticamente modificada pode afetar o sistema reprodutor dos animais







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>