Ração geneticamente modificada pode afetar o sistema reprodutor dos animais
quarta-feira 11 julho 2012 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos
Traduzido de All about feed
19 de junho de 2012
Cientistas russos conseguiram provar a existência de sérios riscos à saúde de animais alimentados com ração geneticamente modificada. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa da Associação Nacional de Segurança Genética (NAGS – National Association for Genetic Security – Rússia). De acordo com os autores, foram encontrados inúmeras alterações patológicas em experiências com animais que consumiram alimentos geneticamente modificados.
Foi relatado retardo no desenvolvimento e no crescimento dos animais, além de distorções relacionadas à procriação, com aumento na proporção de fêmeas, redução do número de espermatozóides por litro, com redução maior ainda nas segundas e terceiras gerações.
De acordo com o presidente da NAGS, Alexander Baranov, o maior impacto negativo da comida geneticamente modificada descoberto durante as investigações é o “impedimento ao processo reprodutivo”, tornando quase impossível que se chegue à terceira geração.
“Os resultados dos nossos estudos confirmam as descobertas dos cientistas europeus, que apontaram os impactos negativos na saúde de animais devido à alimentação com comida geneticamente modificada” disse Baranov. “Nós utilizamos soja da linha 40-3-2, largamente utilizada na Rússia para engordar os rebanhos. Essa soja encontrada nas rações é permitida na Rússia, inclusive para consumo humano” acrescenta.
A afirmação feita pela NAGS reacende as discussões na sociedade russa em torno da alimentação de rebanhos com alimentos geneticamente modificados e se estes devem ou não ser permitidos. Atualmente, o Parlamento russo está debatendo uma nova lei relacionada a animais, e muitos especialistas têm aconselhado a proibição total do cultivo e utilização de alimentos geneticamente modificados na criação de animais.
2012-07-11 » alantygel
11 julho 2012 @ 18:05
[…] Ração geneticamente modificada pode afetar o sistema reprodutor dos animais […]