Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Campanha contra os agrotóxicos é lançada na Argentina

terça-feira 14 agosto 2012 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

Nos dias 4 e 5 de agosto, aconteceu o primeiro encontro de construção da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, seção Argentina. O encontro ocorreu em Córdoba, nas Malvinas Argentinas, no local onde a transnacional Monsanto tentará implantar a maior fábrica de produção de sementes transgênicas do mundo.

Lá estiveram presentes mais de 150 delegados e delegadas de 30 organizações territoriais, comunitárias, camponesas, indígenas, sindicais, estudantis, ambientalistas, do campo da cultura, de pesquisadores e da comunicação popular, vindos de diversas províncias do país.

Esta é uma campanha permanente de formação, mobilização e luta, com objetivo de construir uma maior coordenação e unidade na luta contra o modelo capitalista na agricultura, e contra a expropriação dos bens naturais do povo argentino.

Os maiores objetivos são denunciar o modelo o modelo de agricultura capitalista e sua relação com os agrotóxicos, assim como os efeitos prejudiciais para os seres humanos e para o planeta, e propor a soberania alimentar como alternativa. Esta é uma forma de praticar a agricultura respeitando a cultura dos povos, o planeta e todos os seres vivos que nele habitam, garantindo a produção de alimentos saudáveis e sem venenos.

Mediante o trabalho em grupos, foram estudados cada um dos eixos da campanha para impulsionar propostas e levar adiante os objetivos da mesma. Desta maneira, conseguiu-se consensuar as seguintes ações: acompanhar a luta da mães do bairro Ituzaingo Anexo contra as pulverizações aérea; acompanhar as mobilizações nas Malvinas Argentinas contra a instalação da Monsanto; desenvolver a sistematização dos trabalhos de pesquisa, leis e denúncias contra os agrotóxicos; e ampliar as estratégias de comunicação e difusão massiva para fortalecer as lutas dos territórios.

Acordou-se também a realização de encontros provinciais e um novo encontro nacional, para alcançar cada vez mais uma coordenação e unidade nacional das lutas do campo e da cidade em defesa da vida, dos povos o do planeta.

¡Fuera Monsanto de Malvinas, de Argentina y de América Latina!

2012-08-14  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 40 | Boletim do MST Rio
    14 agosto 2012 @ 23:18

    […] Campanha contra os agrotóxicos é lançada na Argentina […]

Share your thoughts

Re: Campanha contra os agrotóxicos é lançada na Argentina







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>