Boletim do III ENA – N.1 – 16 de maio
sábado 17 maio 2014 - Filed under Boletins
Boletim do III ENA – 16 de maio de 2014
Veja o site do III ENA | Veja as fotos do encontro
III ENA começa com muita alegria e em defesa da diversidade
Com muita animação puxada pela Fé e Axé, banda da região do sertão do rio São Francisco, a mística de abertura do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado em Juazeiro (BA), envolveu os participantes na defesa da diversidade do povo e da cultura brasileira. Após uma apresentação teatral, contrastando a biodiversidade com as grandes empresas do agronegócio, tocaram músicas típicas e receberam as organizações e participantes, inclusive internacionais, no meio de uma ciranda organizada por regiões e com um grande abraço coletivo.
Delegações de todo o Brasil chegam a Juazeiro
À beira do Velho Chico, a cidade de Juazeiro da Bahia – sim, aquela que dividiu o coração de Gonzagão com a vizinha Petrolina em uma canção eternizada na voz do rei baião – será pelos próximos dias a capital de uma luta difícil que afeta a vida de todos os brasileiros, sem distinção de raça, credo, idade, região ou gênero: o direito à alimentação saudável. Cerca de duas mil pessoas estão reunidas no município, maior aglomerado urbano do Semiárido, para debater e conhecer experiências de produção de alimentos diversificada e sem agrotóxicos por pequenos agricultores de diferentes regiões do país. A esse movimento se dá o nome de agroecologia, ainda pouco conhecida, mas no qual trabalham milhares de pessoas em todo o país. Parte delas está na Bahia neste momento para o III Encontro Nacional de Agroecologia.
Plenária das Juventudes dá início ao III ENA
Com o sorriso estampado no rosto e a garganta como microfone, cerca de 200 jovens de várias regiões do País chamaram todos para participar da plenária que abriu o circuito de debates e discussões do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), na manhã desta sexta-feira (16), em Juazeiro, na Bahia.
A juventude canalizou e deu o pontapé inicial para a conversa acerca dos objetivos gerais do encontro. O momento foi construído a partir da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste, que se posicionou para dar visibilidade e torná-la parte do III ENA.
Este boletim é de autoria da equipe de comunicação popular do III ENA.
2014-05-17 » alantygel