Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim33

quarta-feira 28 março 2012 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim33
Boletim do MST RIO – N. 33 – 28 de março a 10 de abril de 2012

Notícias do MST Rio

Mulheres protestam contra novo Código Florestal no Rio de Janeiro

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, mulheres do campo e da cidade no Rio de Janeiro realizaram luta contra o novo Código Florestal. A atividade faz parte da jornada nacional de Luta das Mulheres da Via Campesina, na luta contra o modelo do agronegócio e pela soberania ambiental.

No inicio da manifestação foi colocado uma faixa nos trilhos dos arcos da lapa pedindo “Veta Dilma” , local simbólico do Rio, com o objetivo de chamar atenção da sociedade e da imprensa para essa pauta urgente.

Leia mais…

RJ realiza a 1a Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural

Nos dias 12, 13 e 14 de março em Grussaí, região Norte Fluminense, se reuniram em torno de 130 pessoas com representação de agricultores(as) familiares , assentados (as) da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas, caiçaras, pescadores(as) e suas organizações, assim como entidades não governamentais e governamentais de Assistência Técnica e representates do governo, para debater as diretrizes de um programana de assistência técnica e extensão rural (ATER). Esta conferência faz parte de uma deliberação da lei de ATER (12.888/2011), e deve preceder a conferência nacional.

Na mesa de abertura compostas por diversas entidades, foi resgatado que o local onde ocorria a conferência está ocorrendo a expulsão brutal dos agricultores familiares do Porto do Açú por conta da construção das obras da empresa LLX.

Leia mais…

Turma de serviço social do MST recomeça o tempo-escola

Iniciou-se, no dia 19 de março, a terceira etapa do curso de Serviço social em parceria com a UFRJ/PRONERA/ENFF. A turma é composta por 60 militantes do MST, MPA e MMC, vindos de dezenove estados do Brasil. A primeira turma de Serviço Social da Via Campesina iniciou o curso em março de 2011.

Para Janaína Nogueira Pacheco, 23 anos, do MST da Bahia, este curso “é uma possibilidade de intervir na realidade com maior apropriação do conhecimento acerca da questão social”. Já para Elaine Cristina Locan, militante do MST de São Paulo, 29 anos, “aqui temos a oportunidade de nos apropriarmos do conhecimento elaborado pela humanidade, do qual a classe trabalhadora é privada há séculos”.

Leia mais…

Termina o estágio de vivência no Rio de Janeiro

Do dia 27 de fevereiro ao dia 17 de março deste ano aconteceu no Rio de Janeiro o VIII Estágio Interdisciplinar de Vivência. Fruto de uma parceria entre o movimento estudantil e o MST, o estágio contou com a participação dos seguintes coletivos em sua organização: FEAB, ABEEF, NEARA, GETERRA E NÓS NÃO VAMOS PAGAR NADA. Participaram do EIV 32 estagiários de diversas universidades e cursos do estado, além de dois estudantes da UnB e dois internacionalistas do movimento estudantil chileno.

Leia mais…

Nacional

Levante da Juventude faz protestos contra torturadores em 7 estados

Jovens organizados pelo movimento Levante Popular da Juventude promoveram protestos em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belém e Curitiba , nesta segunda-feira (26/3) contra agentes da ditadura militar que torturaram, mataram, perseguiram militantes e pela instalação da Comissão da Verdade.

Os jovens fizeram uma ação tradicional na Argentina e no Chile chamada de “escracho”, quando são realizados protestos para denunciar a participação de agentes dos regimes autoritários em perseguições, torturas e assassinatos. No Brasil, os jovens apelidaram a ação de esculacho.

As manifestações denunciam que agentes da repressão continuam impunes, apoiam a instalação da Comissão da Verdade e exigem a apuração e a punição dos crimes cometidos durante a Ditadura Militar.

Leia mais…

MAB comemora conquistas de sua Jornada Nacional de Lutas

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) encerrou nesta quinta-feira (15) sua Jornada Nacional de Lutas, que mobilizou milhares de atingidos em todo o país.

Em Brasília, os atingidos passaram o dia em manifestação em frente ao Ministério de Minas e Energia, para pressionar o governo a atender a pauta da Jornada. Entre outros pontos, o Movimento pediu a criação de uma política de tratamento dos direitos dos atingidos por barragens, bem como um fundo para viabilizar essa política e permitir que o Estado brasileiro pague sua dívida social com os atingidos.

Após negociar com a Secretaria Geral da Presidência, o MAB conseguiu o compromisso do governo em atender aos pontos da pauta.

Leia mais…

Balanço da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres da Via Campesina

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas 2012 teve como objetivo denunciar o capital estrangeiro na agricultura e as empresas transnacionais. Foram realizadas 32 ações em 20 estados com participação total de 14.800 companheiras. As ações realizadas trouxeram pautas como o veto ao novo código florestal, contra os agrotóxicos, pela Soberania Alimentar e Reforma Agrária.

O intuito foi chamar a atenção da sociedade denunciando o modelo destrutivo do agronegócio para o meio ambiente e as ameaças à soberania alimentar do país e à vida da população brasileira, que afeta de forma direta a realidade das mulheres.

Leia mais…

Notícias da Campanha Contra os Agrotóxicos

“Uso de agrotóxicos em lavouras segue lógica do lucro”

O uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, como forma de elevar a produtividade no campo, foi criticado pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, que participou de aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O assunto foi debatido como parte da preparação da instituição para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com o ativista, que lançou no ano passado a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, o Brasil deveria proibir totalmente o uso desse tipo de produto. Ele acredita que a utilização dessas substâncias está ligada apenas à lógica mercadológica de aumento de lucros.

Leia mais…

Agenda

Dia 29 de março tem início a 7ª edição do Curso de Comunicação Popular do NPC

Com o lema Paz sem voz não é paz, é medo (Marcelo Yuka), tem início no dia 29 de março a sétima edição do Curso de Comunicação Popular do NPC. A aula inaugural será ministrada pelo professor Reginaldo Carmelo de Moraes, da Unicamp. Os alunos participarão da primeira sessão do ciclo de debates promovido pelo NPC e pelo SENGE sobre “Roger e eu”, documentário de Michael Moore sobre as consequências do projeto neoliberal nos Estados Unidos, com foco nas demissões de milhares de trabalhadores após o fechamento da General Motors em Flint. O diretor mostra o sofrimento das famílias, arrasadas pela lógica do capital.

Leia mais…

Agenda

Veja o calendário de lutas da Plenária dos Movimentos Sociais. Participe e ajude a divulgar!

28 de Março – Marcha em Defesa da Educação Pública! Contra a destruição da Escola Pública!

29 de Março – Ato contra comemoração do Golpe Militar de 64 Na Cinelândia, em frente ao Clube Militar, às 14h. Veja o vídeo

31 de Março – 7 ANOS da Chacina da Baixada: o “31 de Março” e a periferia não podem ser esquecidas!

01 de Abril – Assembléia dos Pequenos Agricultores do 5° Distrito de São João da Barra (ASPRIM), impactados pelo Porto do Açu (Eike Batista e Governo do Estado).

02 Abril –  Medalha Chico mendes; Grupo Tortura Nunca Mais

04 de Abril –  Plenária Mobilização para Cúpula dos Povos
Local: SEPE (Rua Evaristo da Veiga, 55, 7° andar) às 18h.

Leia mais…

Expediente
Boletim MST Rio

2012-03-28  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim33







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>