Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Mulheres protestam contra novo Código Florestal no Rio de Janeiro

quarta-feira 28 Março 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

Milhares de cartas deverão ser enviadas à Presidenta Dilma, reivindicando o veto a vários artigos da nova lei

da Agência Petroleira de Notícias, com fotos de Vanor Correia

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, mulheres do campo e da cidade no Rio de Janeiro realizaram luta contra o novo Código Florestal. A atividade faz parte da jornada nacional de Luta das Mulheres da Via Campesina, na luta contra o modelo do agronegócio e pela soberania ambiental.

No inicio da manifestação foi colocado uma faixa nos trilhos dos arcos da lapa pedindo “Veta Dilma” , local simbólico do Rio, com o objetivo de chamar atenção da sociedade e da imprensa para essa pauta urgente.

A dirigente do MST Nívia Regina disse que as mudanças propostas atendem aos interesses dos ruralistas e afetam drasticamente o meio ambiente, prejudicando a todos, sobretudo às futuras gerações: “A votação do novo Código estava pautada para os dias 6 e 7 de março, mas foi adiada. Os ruralistas querem avançar ainda mais nas alterações. O que seria ruim, pode ficar ainda pior. Querem anistia total das multas por infringirem as atuais regras de proteção ambiental. Querem provocar mais desmatamento. Querem reduzir mais as áreas de proteção ambiental. A seca, as enchentes, a expansão dos desertos verdes, a destruição de ricos mananciais de água estão entre as conseqüências mais evidentes, caso as modificações do Código, pretendidas pelo agronegócio, sejam aprovadas” – explicou.

Solidária com a manifestação, a professora de História Fernanda Cardozo, que passava pela Lapa durante a manifestação, comentou: “As mulheres, sempre associadas à defesa da vida, à fertilidade, às sementes, às águas não poderiam ficar caladas, na data em que são homenageadas, diante dessa agressão à natureza e à vida”.

No Rio de Janeiro, as camponesas estavam distribuindo à população um modelo de carta, pedindo o veto da Presidenta Dilma a vários artigos do novo código. A carta deve ser subscrita por aqueles que concordam com seu conteúdo, e encaminhada à Presidenta da República.

Quem quiser aderir ao movimento poderá obter uma cópia da carta, acessando a página do MST (www.mst.org.br) ou da Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br). As cartas devem ser enviadas para os seguintes e-mails:

gabinete@planalto.gov.br (gabinete de Dilma);
sg@planalto.gov.br (Secretaria Geral da Presidência da República);
gabinetecasacivil@planalto.gov.br (Casa Civil);
izabella.teixeira@mma.gov.br  (Ministério do Meio Ambiente)

2012-03-28  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim33 | MST Rio
    28 Março 2012 @ 1:28

    […] Mulheres protestam contra novo Código Florestal no Rio de Janeiro […]

Share your thoughts

Re: Mulheres protestam contra novo Código Florestal no Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>