Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 54

quinta-feira 12 dezembro 2013 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim54

Boletim do MST RIO – N. 54 – 9 e 10 de dezembro de 2013 – Especial

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o MST realizou sua maior feira até hoje na cidade do Rio de Janeiro. Neste boletim, quem não esteve na feira poderá sentir um pouco do gosto dos frutos da terra trazidos pelas camponesas e camponeses. Agradecemos a todas companheiras e companheiros, amigas, amigos e militantes que fizeram esta feira possível. Boa leitura, e até a V Feira!

Feira reafirma necessidade da reforma agrária no Rio de Janeiro

Foi apenas a quarta edição da feira, mas os números dão o tom de um evento que já se consolidou no Rio de Janeiro: 30 toneladas de alimentos, sendo 11t industrializados e 19t frescos, 110 agricultores e agricultoras, 2 cooperativas do RJ, 6 cooperativas de outros estados, e uma estimativa de 50 mil visitantes em dois dias.

Esses foram os números da IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro. Mas para Andrea Matheus, umas das coordenadoras da feira, isso não foi o mais importante:

“A feira cumpriu seu objetivo fundamental, de seguir pautando a reforma agrária e a necessidade de se olhar para os assentamentos. Mostramos para os cariocas que as áreas de reforma agrária do nosso estado são capazes de produzir alimentos diversificados e saudáveis. Para além da questão financeira, das vendas, o importante é a oportunidade de dialogar com a população sobre o sentido da luta pela terra.”

Leia mais…

Programação cultural foi um dos destaques da Feira

Coco, abacaxi, jiló e arroz. Samba, Maracatu, Rap e Forró. Aipim, abóbora, limão e leite. Modas de viola, Coco, Ciranda e o batidão do Funk Carioca.

Entre um bolo de aipim e um suco de couve com limão, os visitantes da IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes puderam aproveitar o melhor da música brasileira no Largo da Carioca, nos dias 9 e 10 de dezembro. Para Andrea Matheus, da coordenação do MST, “o objetivo da feira, mais do que vender os produtos, é dialogar com a sociedade e reafirmar a necessidade da reforma agrária no Rio de Janeiro”.

Assim, nada melhor do que começar o diálogo com o grupo Lá e Cá, que abriu a programação na segunda-feira com um lindo trio instrumental. No final do dia, uma autêntica roda samba de samba envolveu feirantes e consumidores. O bloco Samba Brilha, esquentando os tambores para o carnaval, afirmou seu comprometimento com as lutas sociais na feira da Reforma Agrária.

Leia mais…

50 mil pessoas, 30 toneladas, 600 metros quadrados, 2 dias … e nenhuma linha na mídia burguesa

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou durante 2 dias a maior feira da reforma agrária já feita no Rio. Uma estrutura de 600 metros quadrados foi instalada no Largo da Carioca, uma das regiões mais movimentadas da cidade. No total, foram comercializadas 30 toneladas de produtos frescos e industrializados produzidos em assentamentos do Rio e de outros estados.

Estima-se que 50 mil pessoas passaram pelo local durantes as 30 horas de feira. Além da venda de produtos, ainda aconteceram 8 shows de bandas e grupos culturais, e 4 debates. Uma rádio web transmitiu o evento ao vivo.

Mesmo assim, a IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes não mereceu sequer uma linha nos grandes veículos de comunicação. Nenhum dos veículos da Globo se dignou a noticiar o evento. O jornal O Dia, que à época do assassinato de Cícero deu o destaque de cunho altamente sensacionalista, também fingiu que nada aconteceu. Assim também o fizeram o portal UOL, que hospeda o site da Folha de São Paulo, a Veja, e o Estadão.

Leia mais…

TV Memória Latina produz vídeo sobre a feira

Ouça as reportagens produzidas pela Rádio Agência Nacional
Primeiro dia da Feira da Reforma Agrária termina com samba, maracatu e funk carioca

Ao som dos blocos Samba Brilha, Olokum e Apafunk, termina o primeiro dia da IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. Desde as 7 sete da manhã, agricultoras e agricultores de assentamentos de todo o estado venderam seus produtos no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, e dialogaram com a sociedade.

A movimentação começou lenta pela manhã. O público parecia ainda estar de ressaca pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em que dois times do Rio foram rebaixados. No entanto, na hora do almoço, os trabalhadores desceram dos prédios e a feira ficou lotada. Algumas barracas venderam todos os seus produtos ainda na metade do primeiro dia.

Leia mais…

Começa a IV Feira da Reforma Agrária no Centro do Rio

Começou nesta manhã a IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Centro do Rio de Janeiro. Camponeses de todas as regiões do estado trouxeram sua produção para dialogar com a sociedade carioca.

O ato de abertura homenageou o militante Cícero Guedes, assassinado no início do ano em Campos dos Goytacazes. Segundo Elisângela Carvalho, da coordenação estadual do MST, Cícero foi um dos maiores incentivadores desta feira. “Abrimos esta feira com um misto de alegria e tristeza. É bom estar aqui hoje com nossos produtores, mas sentimos a falta do Cícero. Ele pode não estar fisicamente, mas toda a nossa luta é inspirada nele. Por isso dizemos: Cícero Guedes, presente, presente, presente!”

Estiveram presentes na abertura o superintendente do INCRA, Gustavo Noronha, e representantes da Concrab, do MDA, e da Coopscamp, a cooperativa dos assentados da região norte do estado.

Leia mais…

Rádio Levante na Feira da Reforma Agrária

Ouça aqui os programas produzidos pela Rádio Levante Popular da Juventude durante a feira

Começa amanhã – IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

Começa amanhã a IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca. Além da venda de produtos da Reforma Agrária do Rio de Janeiro e de outros estados, a feira conta ainda uma vasta programação cultural.

Leia mais…

Comentários e fotos no evento do Facebook

mst-secoes_expediente

Boletim MST Rio

2013-12-12  »  alantygel

Talkback

  1. Convite – Encontro das Amigas e Amigos do MST – 2013 | Boletim do MST Rio
    12 dezembro 2013 @ 20:32

    […] MST-RJ […]

Share your thoughts

Re: Boletim 54







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>