Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Brigada de comunicação em defesa do Assentamento Popular Irmã Dorothy produz série documental

quinta-feira 1 abril 2021 - Filed under Assentamento Popular Irmã Dorothy + MST Sudeste + Notícias do MST Rio

Bastidores da produção da série documental, entrevista Dona Ana e Sr. Sebastião,
produtores de arroz no Assentamento Popular Irmã Dorothy. (Foto: Mariana Silveira Costa)

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ

Atualmente o território passa por alteração da política de reforma agrária, por conta da Lei Federal 13.465, que ameaça a permanência das famílias.

O material documental começou a ser produzido no dia 31 de março, no assentamento Irmã Dorothy, buscando resgatar a memória e a história das famílias  e como o edital as prejudica mesmo já morando lá há 15 anos.

A série documental está amparada pelo lema da campanha de defesa pelo território “Não apaguem nossa história! Todas as famílias assentadas já”. A produção surgiu por meio da chamada de apoio que o próprio território realizou para tornar pública a ameaça que vem sofrendo. 

Está prevista a cobertura dos bastidores e todo o processo de produção, além disso, o material será em breve lançado nas redes sociais youtube Terra Crioula, mas antes do material na íntegra será possível acompanhar o processo pelo instagram e facebook do Terra Crioula. 

A produção ressalta que tanto a equipe como os entrevistados têm mantido todo o cuidado e distanciamento necessário para prevenção da Covid-19, utilizando máscara e higienização frequente. 

Temáticas abordadas 

Nos eixos dessa produção serão abordados os pontos do edital e como ele afeta as famílias, devido à pontuação nele empregada para se estar usufruindo da terra. Além disso, será também abordada a produção e participação da cada assentado dentro no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ainda  será  a utilizada a metodologia de cartografia social, que tem como premissa o levantamento afetivo e da memória para demarcar socialmente o território, trazendo à tona não apenas a atual situação, mas reforça a história de cada família legitimando a sua existência e resistência no território resgatando cada parte dele como um ponto da memória de cada assentado do Irmã Dorothy. 

2021-04-01  »  pablo

Share your thoughts

Re: Brigada de comunicação em defesa do Assentamento Popular Irmã Dorothy produz série documental







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>