Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST inicia Jornada de Solidariedade no Rio de Janeiro neste sábado (17)

quarta-feira 14 abril 2021 - Filed under Solidariedade

Marmita Solidária e doação de alimentos da Reforma Agrária acontecem em diversas regiões do estado em memória aos mártires do massacre de Eldorado do Carajás

Marmita Solidária leva refeições com alimentos da Reforma Agrária para ocupações urbanas no Rio de Janeiro (Foto: Bárbara Vida)

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ

Neste sábado (17), Dia Internacional da Luta Camponesa, o Movimento Sem Terra no Rio de Janeiro realiza uma série de ações de solidariedade em memória aos mártires do massacre de Eldorado do Carajás. O assassinato de 21 trabalhadores rurais ocorreu no Pará há 25 anos. Desde então, abril se tornou um mês de luta em todo Brasil pela Reforma Agrária Popular e denúncia contra violência no campo. 

Neste mês o MST também completa 25 anos de trajetória no Rio de Janeiro com a chegada do Movimento em 1996 na articulação da ocupação da Fazenda Capelinha, em Campos dos Goytacazes, que posteriormente se consolidou com a ocupação do Assentamento Zumbi dos Palmares, em abril de 1997. 

Segundo Luana Carvalho da Direção Nacional do MST, abril é tão importante porque “traz a memória do massacre do Eldorado dos Carajás e a importância da luta pela terra no país”. Além do marco histórico para o estado, a data coincide com a Jornada Nacional de Lutas.

“Trazemos aquilo que é fruto das nossas conquistas que é o nosso alimento. Nossa principal tarefa é a produção de alimentos saudáveis. Com a crise social e a pandemia que escancara as desigualdades sociais e aumenta a fome, viemos ofertar aquilo que é fruta da nossa luta de 25 anos na construção da Reforma Agrária no Rio de Janeiro”, afirma Luana.

Diante do descontrole da pandemia no país, o vírus da fome também se agravou no último ano. A Marmita Solidária vai oferecer 500 refeições saudáveis e de qualidade na capital carioca e no Sul Fluminense neste sábado (17). As marmitas produzidas com alimentos da Reforma Agrária no Armazém do Campo serão distribuídas, às 11h, para trabalhadores e trabalhadoras informais no centro do Rio, em parceria com o Movimento Unido dos Camelôs (MUCA). 

No mesmo dia, o Assentamento Terra da Paz, em Piraí, vai preparar as marmitas que serão entregues na comunidade Morada do Sol, localizada em Volta Redonda. Na Regional Lagos, também acontece uma doação de alimentos agroecológicos do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira para a favela Malvinas, em Macaé. 

Preparação das Marmitas Solidárias no Armazém do Campo RJ é realizada equipe de voluntários, as Mãos Solidárias (Foto: Bárbara Vida)

Além do MST, também constroem a Marmita Solidária no Rio de Janeiro a Articulação de Agroecologia (AARJ) e a Frente Brasil Popular (FBP) através das entidades: Levante Popular da Juventude, Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT),  União da Juventude Socialista (UJS), Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, ANDES, Sisejufe, UBM, Cedro, Cedac, PCdoB, e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Rio de Janeiro.

O custo de cada Marmita Solidária é R$ 9,60. É possível apoiar com qualquer quantia através da conta no Banco do Brasil (Ag: 2975-0 / C/c: 127970-) CNPJ: 08.087.241/0001-21. Escola Estadual de Formação e Capacitação à Reforma Agrária (ESESF).

2021-04-14  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: MST inicia Jornada de Solidariedade no Rio de Janeiro neste sábado (17)







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>