Curso de Licenciatura em Educação do Campo entra na 4a etapa
quarta-feira 11 abril 2012 - Filed under Notícias do MST Rio
por Andreia Matheus, do MST RJ
No dia 09 de março inicia a quarta etapa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, parceria com a UFRuralRJ/PRONERA. A turma é composta por 60 educando/as do MST, CPT, Fetag, Recid, Quilombolas, Indígenas, Caiçaras e integrantes do Movimento Urbano.
A etapa se inicia com o Seminário dos Movimentos Sociais e Seminário Sobre Educação Popular, na perspectiva de proposta diferenciada do curso em diálogo com a realidade dos educandos/as.
Nas etapas anteriores o conteúdo do curso foi comum para toda turma. Nessa etapa, a turma irá acompanhar conteúdo especifico conforme área do conhecimento: Humanas e Sociais, ou Agroecologia e Segurança Alimentar. A turma será dividida, conforme interesse ou atuação dos/as educandos/as.
Na etapa haverá também atividades e aulas comuns para educando/as, tais como: Análise de Conjuntura Agrária, oficinas de Agroecologia e visitas aos territórios de atuação dos/as educandos/as e das organizações envolvidas no curso. Entre os locais que serão visitados, estãoo Assentamento Zumbi dos Palmares, na região norte fluminense, que celebra seus 15 anos, e a Comunidade Santa Rita do Bracuí, na região de Parati.
A etapa se encerra no dia 15 de Junho, com Seminário de Pesquisa para aprofundamento nos temas escolhidos a ser desenvolvido para conclusão do curso.
2012-04-11 » alantygel
12 abril 2012 @ 8:01
Parabéns aos educandos(as), guerreiros e conscientes de suas identidades.
Um grande abraço repleto de admiração e orgulho.
Abs,
Jane
18 abril 2012 @ 20:45
Parabéns aos membros grupo desta fundamental iniciativa que, com suas atitudes e proposições, vão diminuindo a profundidade do fosso entre os movimentos sociais e as universidades públicas brasileiras. Um belo exemplo de ação direta no campo das idéias e do pensamento revolucionário.
Saudações libertárias
Alexandre Samis