Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes necessita de solidariedade da população

terça-feira 10 dezembro 2019 - Filed under Feira estadual Cícero Guedes

MST constrói campanha de solidariedade para financiar Feira da Reforma Agrária, no Rio de Janeiro

Feira acontece 09, 10 e 11 de dezembro de 2019, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ
Da Página do MST

A 11ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, que ocorre entre os dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2019, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, necessita do apoio de toda a população para pagar os custos da sua realização.

Mesmo com a previsão de recursos, liberado por meio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a feira não obteve o apoio e suporte do governo federal, do governo estadual e da prefeitura do Rio de Janeiro, que se negaram a colaborar na estrutura com os trabalhadores assentados do MST, para expor seus produtos no centro da capital carioca.

Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ

O assentado Mário Besteti vive no assentamento Roseli Nunes, município de Pirai, na região Sul do Estado. Ele conta que a feira foi montada pelas famílias assentadas do Rio de Janeiro, que resistem realizando a atividade até hoje. “Esse espaço é importante para o desenvolvimento dos assentamentos, porque as famílias dependem desse espaço para mostrar os produtos que nós produzimos e trazer também, qualidade de vida para a mesa dos trabalhadores urbanos,” ensina.

Como a realização da feira envolve custos elevados no transporte de produtos e deslocamento de pessoas os povos em luta, por terra, água e florestas, foi organizada uma arrecadação online no site Catarse para contribuição solidária de apoiadores da Reforma Agrária.

Colabore

Você pode contribuir com qualquer valor em dinheiro acessando o site Catarse (https://www.catarse.me/11_feira_estadual_da_reforma_agraria_cicero_guedes_c584). A campanha vai até o próximo dia 16 de dezembro e pretende arrecadar mais de R$ 25 mil.

Você também pode contribuir com a Feira Estadual da Reforma Agrária visitando as barracas no Largo da Carioca e levando para casa produtos saudáveis e sem agrotóxicos ou deixando sua contribuição nas caixinhas espalhadas pelas bancas da feira.

Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ

Na feira estão sendo expostos cerca de 150 toneladas de alimentos de mais de 150 produtores dos assentamentos da Reforma Agrária. Ao passar pelo local as pessoas encontram produtos in natura, como abóbora, milho, hortaliças, legumes; agroindustrializados e beneficiados como, feijão, café, pães, doces, compotas e alimentos de exportação, como arroz agroecológico. Além de fitoterápicos, fitocosméticos e materiais como camisetas, bonés, cervejas e cachaças artesanais.

Em 2015, a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes foi reconhecida pela Lei 5999/15, como evento de Patrimônio Cultural e Social do município do Rio de Janeiro, reforçando a importância da produção e comercialização de alimentos agroecológicos. Dois anos depois, em 2017, a Lei 6218/17, também incluiu a feira no calendário da cidade.

Ao contribuir com a feira você valoriza a produção saudável de alimentos, o patrimônio cultural e apóia a Reforma Agrária Popular!

2019-12-10  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes necessita de solidariedade da população







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>