Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Feira distribui uma tonelada de alimentos no Dia Mundial da Alimentação em Resende (RJ)

sexta-feira 16 outubro 2020 - Filed under Notícias do MST Rio + Solidariedade

Uma tonelada de alimentos agroecológicos foram distribuídos para 70 famílias da ocupação Vila Unida, em Resende (RJ). Foto: Luiza Alves/Comunicação MST-RJ

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ

Na manhã desta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, ocorreu a feira popular de doação de alimentos na sede da Associação de Moradores da ocupação Vila Unida, no município de Resende, no Sul Fluminense.

A ação faz parte da Campanha Nós por Nós que surgiu diante da necessidade popular em combate ao Corona Vírus, e vem sendo construída com base no povo ajudando o povo com a solidariedade e a articulação de movimentos sociais como Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD) e Consulta Popular.

A união e a organização dessas ações sugiram pelo entendimento que a crise só aumentou, a pandemia piorou consideravelmente as condições de vida do povo. Em decorrência disso a fome se estendeu por todo o território nacional e em principal as periferias. As ações são forjadas para minimizar o impacto da pandemia nas favelas e comunidades do Rio de Janeiro. O apoio para articulação nacional da Nós por Nós vem da campanha Periferia Viva, com ações de solidariedade alicerçadas pelo campo popular durante a pandemia.

Desta forma, a Feira Popular tem como objetivo fornecer alimentação saldável e variada para os moradores da Vila Unida e trazer o diálogo sobre a alimentação saudável, direitos em tempo de pandemia e ainda passar orientações de biossegurança em relação ao coronavírus para os moradores que participaram da feira.

Os alimentos disponíveis na feira desta sexta (16) são oriundas de doações e compras vindas das famílias camponesas do Coletivo Alaíde Reis do MST e do Quilombo de Santana pelo MPA, que constroem assim a aliança entre as famílias do campo e da cidade, promovendo a soberania alimentar, discussão sobre alimentos saudáveis produzidos sem veneno para a população urbana que vem enfrentando dificuldades durante a pandemia.

Agroecologia no combate à fome

Foram doados uma tonelada de alimentos agroecológicos como hortaliças, repolho, almeirão, legumes, jiló, aipim, beterraba, além de 70 potes de açaí Juçara Viva. A ação beneficiou 70 famílias da ocupação Vila Unida e envolveu cerca de 15 militantes e Mãos Solidárias

“As ações que nós construímos refletem de forma muito positiva, a gente percebe que as famílias estão em situação de vulnerabilidade, com a falta de políticas públicas, sem saneamento e sem luz elétrica. Nós do povo tentamos ajudar com as condições que temos, trazendo alimento para todos, e buscando as melhores ferramentas para ajuda-las”, afirma Josias Santos do coletivo Alaíde Reis do MST.

Alimentos foram transportados em carreata de Quatis a Resende, no Sul Fluminense

A importância de se abrir um espaço de diálogo sobre alimentação e solidariedade também reflete nos moradores da Vila. “Nós moradores somos gratos por receber essas ações solidárias, o alimento é muito importante para vida de cada família que está aqui, ainda mais para quem têm filhos pequenos”, relata a moradora Pamella Salvate.

“Não existe nada mais prazeroso do que ter alimento na mesa para dar ao filho.” Pamella reforça a importância das ações para toda a comunidade, pois faz a diferença. “Para nós moradores é muito importante esse tipo de ação de solidariedade e alimento, pois a maior riqueza que a gente pode ter hoje é a comida na mesa”, complementa.

O combate a fome é a principal fonte de luta para toda essa aliança e articulação, diante da redução do auxílio emergencial e o aumento do preço dos alimentos é possível ver ainda mais a emergência da população brasileira para sobreviver.

Foi realizado um ato político pela jornada contra a fome, pois dia 16 de outubro é Dia Mundial da Alimentação, o que reforça a importância da ação. A carreata ocorreu de Quatis a Resende levando os alimentos até a feira de doação, chamando a atenção para importância da alimentação e da luta do povo em ajudar o povo.

Para ajudar em ações como essa é possível fazer doações financeiras para a Campanha Nós por Nós de forma a possibilitar a aquisição dos produtos agroecológicos, por meio da conta Banco do Brasil C/c: 38.834-3 Agência: 2972-6 Allanis Dimitria de O. e S. Pedrosa. Ou ainda pelo Picpay: @levante.rj

2020-10-16  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: Feira distribui uma tonelada de alimentos no Dia Mundial da Alimentação em Resende (RJ)







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>