Frei Beto fala sobre interesses políticos no Fome Zero e reforma agrária no Brasil
domingo 11 maio 2014 - Filed under Notícias do Rio
“… não tivemos nesse país, de medidas continentais, uma reforma estrutural tão urgente quanto a agrária. E isso fazia parte do Fome Zero”, disse Frei Beto.
Da Redação do Boletim do MST-RJ
Em entrevista à Web Rádio Petroleira (do Sindipetro-RJ), no final de abril, o escritor e teólogo Carlos Alberto Libânio, mais conhecido como Frei beto, falou sobre diversos temas relacionados à realidade brasileira, dentre eles: reforma agrária; Agrotóxico; Agronegócio; e o Programa Fome Zero, criado pelo governo federal, em 2003.
Segundo Frei Beto, o próprio governo, pressionado pelos prefeitos, decidiu erradicar o Programa Fome Zero e colocou em seu lugar o Bolsa Família, que é um programa bom, mas é um programa de caráter compensatório. “A diferença é que, quem ingressasse no Fome Zero, em três, quatro anos estaria em condições de produzir a própria renda, sem depender mais do governo. E, quem ingressa no Bolsa Família está lá até hoje, na dependência do governo…”, explicou.
Ainda na opinião de Frei Beto, o Programa Fome Zera era uma cesta de programas. Inclusive, o programa que considera o mais importante e o mais urgente, que percorre toda a história do Brasil, desde a libertação dos escravos, é o Programa de Reforma Agrária, incluso também no Fome Zero. “Até hoje, isso não ocorreu [Reforma Agrária], há não ser algumas medidas muito cosméticas de assentamento. Mas, não tivemos nesse país, de medidas continentais, uma reforma estrutural tão urgente quanto a agrária. E isso fazia parte do Fome Zero!”, afirmou.
Aos 69 anos, Frei Beto mantem atividades em devesa dos direitos humanos, tem colaborado com governos populares e é considerado uma referência pelos movimentos sociais.
Ouça a entrevista na íntegra na Rádio Petroleira
2014-05-11 » alantygel
13 maio 2014 @ 0:18
[…] Frei Beto fala sobre interesses políticos no Fome Zero e reforma agrária no Brasil […]