Mobilização dos Servidores da Saúde do Estado Contra a Aprovação das OSs
quarta-feira 14 setembro 2011 - Filed under Notícias do Rio
Por Marcelo Durão
Neste dia 13 de setembro na ALERJ os Servidores da Saúde do Estado se mobilizaram contra o projeto de lei 767, que passa a gestão da saúde publica para entidades privadas.
Alguns hospitais em outros estados, geridos por OSs, custaram aos cofres públicos mais de 50% do que os hospitais administrados pelo setor público. Além disso, o preço dos produtos utilizados para prestar atendimento à população pode variar mais de 500% nos hospitais estaduais que seguem o modelo terceirizado.
O controle pelas OSs também podem resultar em interrupção de tratamento médicos, adiamento de cirurgias e consultas já agendadas nas unidades de atendimento. De acordo com o Fórum da Saúde do Estado, as OSs têm garantia de dispensa de licitação para compra de material e cessão de prédios.
Os profissionais da saúde organizados para acompanhar a votação tentaram entrar na ALERJ, mas foram impedidos pela segurança da casa e pela PM. A pedido da presidência da ALERJ, o 5° Batalhão de Choque da PM também foi acionado com a alegação de que vieram para garantir a segurança dos funcionários e proteger o patrimônio histórico.
Como os servidores estavam protestando contra a aprovação da lei, não foram permitidos de entrar. Mas nas galerias da ALERJ se encontravam pessoas que possuíam o posicionamento do governo Sergio Cabral, e se manifestavam a favor do projeto.
Os servidores se mantiveram durante toda a tarde organizados em frente às entradas da ALERJ, puxando palavras de ordem contra a aprovação da lei e contra a ação da polícia, que algumas vezes utilizou de gás de pimenta.
O resultado da votação foi de 49 deputados a favor do projeto das OSs e 12 deputados contra.
Isso demostra mais uma vez a força que este governo do capital possui. Todas as suas pautas como as questões do Porto do Açú, da TKCSA, da truculência nas remoções por conta da copa do mundo e olimpíadas entre outras vem sendo implantadas com muita facilidade, por mais que a população se movimente.
Mas as mobilizações devem continuar a crescer cada vez mais.
2011-09-14 » marcelodurao
14 setembro 2011 @ 12:08
[…] Mobilização dos Servidores da Saúde do Estado Contra a Aprovação das OSs […]