Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Mobilização dos Servidores da Saúde do Estado Contra a Aprovação das OSs

quarta-feira 14 setembro 2011 - Filed under Notícias do Rio

Por Marcelo Durão

 

Foto: Carlos Ivan

Neste dia 13 de setembro na ALERJ os Servidores da Saúde do Estado se mobilizaram contra o projeto de lei 767, que passa a gestão da saúde publica para entidades privadas.

Alguns hospitais em outros estados, geridos por OSs, custaram aos cofres públicos mais de 50% do que os hospitais administrados pelo setor público. Além disso, o preço dos produtos utilizados para prestar atendimento à população pode variar mais de 500% nos hospitais estaduais que seguem o modelo terceirizado.

O controle pelas OSs também podem resultar em interrupção de tratamento médicos, adiamento de cirurgias e consultas já agendadas nas unidades de atendimento. De acordo com o Fórum da Saúde do Estado, as OSs têm garantia de dispensa de licitação para compra de material e cessão de prédios.

Os profissionais da saúde organizados para acompanhar a votação tentaram entrar na ALERJ, mas foram impedidos pela segurança da casa e pela PM. A pedido da presidência da ALERJ, o 5° Batalhão de Choque da PM também foi acionado com a alegação de que vieram para garantir a segurança dos funcionários e proteger o patrimônio histórico.

Como os servidores estavam protestando contra a aprovação da lei, não foram permitidos de entrar. Mas nas galerias da ALERJ se encontravam pessoas que possuíam o posicionamento do governo Sergio Cabral, e se manifestavam a favor do projeto.

 

Foto: Alexandre Vieira

Os servidores se mantiveram durante toda a tarde organizados em frente às entradas da ALERJ, puxando palavras de ordem contra a aprovação da lei e contra a ação da polícia, que algumas vezes utilizou de gás de pimenta.

O resultado da votação foi de 49 deputados a favor do projeto das OSs e 12 deputados contra.

Isso demostra mais uma vez a força que este governo do capital possui. Todas as suas pautas como as questões do Porto do Açú, da TKCSA, da truculência nas remoções por conta da copa do mundo e olimpíadas entre outras vem sendo implantadas com muita facilidade, por mais que a população se movimente.

Mas as mobilizações devem continuar a crescer cada vez mais.

Veja mais aqui.

Tagged: »

2011-09-14  »  marcelodurao

Talkback

  1. Boletim28 | MST Rio
    14 setembro 2011 @ 12:08

    […] Mobilização dos Servidores da Saúde do Estado Contra a Aprovação das OSs […]

Share your thoughts

Re: Mobilização dos Servidores da Saúde do Estado Contra a Aprovação das OSs







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>