Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio

quarta-feira 14 setembro 2011 - Filed under Notícias do Rio

por Alan Tygel

O Repper Fiell lançou na última quinta, 8/09, seu primeiro livro: Da favela para as favelas, história e experiência do Repper Fiell. O cantor, que além de dois CD’s lançados, já dirigiu um filme – 788 – estreia agora no mundo da literatura. O nome “Repper”, ao invés do rapper americano, não é a toa: é pra valorizar o repente, que ouvia do seu avô na infância em Campina Grande.

O lançamento, na quadra da favela do Santa Marta, onde mora, contou com a participação dos escritores do prefácio do livro: Itamar Silva, ex-presidente da associação de moradores do local, Cláudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), e Gizele Martins, comunicadora popular e moradora da Maré.

Itamar Silva, Gizele Martins, Repper Fiell e Cláudia Santiago no debate de lançamento do livro

Itamar ressaltou a importância da chegada do livro num momento em que a favela se afasta dela mesma. De uma história de coletividade e resistência, o Santa Marta passa por um processo de elitização e invasão do capital. Segundo ele, o livro cumpre um papel importante na reflexão sobre essas mudanças que vêm ocorrendo, sobretudo após a implantação da UPP. Cláudia Santiago, coordenadora do curso do NPC, onde Fiell conheceu a comunicação popular, sintetizou muito bem a contribuição da obra: “É um livro que melhora.” Ela relatou ainda os momentos de emoção quando o livro chegou no NPC para ser revisado: “Marina leu primeiro, e começou a chorar. Sheila leu depois e chorou também, depois eu. E cada uma que pegava pra revisar, chorava de emoção.”

Por último, Gizele Martins afirmou reconhecer sua própria história no livro. “Assim como Fiell conta no livro, minha avó também diz: a culpa é minha, eu não estudei, por isso sou pobre e moro na favela. E eu respondo: Vó, com quantos anos a senhora teve que começar a trabalhar? Com quantos anos se mudou pro Rio? Aonde a senhora morava, tinha escola de qualidade?”. Com isso, Gizele tenta desmistificar a imagem, criada pelos meios de comunicação, que explica a pobreza como um fracasso individual. E em contraposição a isso, defende a comunicação popular e comunitária como direito humano.

A fila de autógrafos

Em entrevista ao blog d’O cidadão, jornal comunitário da Maré, Fiell conta como surgiu a ideia do livro: “O livro nasceu das minhas próprias experiências. Nele aponto várias contradições da nossa sociedade. O objetivo é fazer com que o povão acorde para a sua própria realidade.”

O livro é dividido em capítulos temáticos, que abordam a favela, a comunicação, a educação, os direitos, o movimento hip-hop, o tráfico, a UPP, o trabalho e a cidadania. Em cada um deles, é contada um pouquinho da história do cantor, do ponto de vista de cada tema. Ao perceber que sua condição de pobreza não era culpa sua, como pensava, Fiell decide revolucionar sua vida e lutar por uma sociedade mais justa para todos. E descobriu na comunicação popular – jornal, rádio, e agora o livro – um meio bastante eficaz para isso.

MC Leonardo comanda a roda da APAFUNK

O objetivo agora é realizar lançamentos em diversas favelas do Rio. O livro pode ser adquirido na livraria Antonio Gramsci – Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, no Centro do Rio – tel.: 2220-4623, ou então pela internet: http://www.educarliberdade.com.br/fiell.html

Veja aqui uma resenha sobre o livro.

Fiell e sua esposa, Márcia

A ala feminina da Rádio Santa Marta presente no evento

2011-09-14  »  alantygel

Talkback x 2

  1. Boletim28 | MST Rio
    14 setembro 2011 @ 12:09

    […] Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio […]

  2. Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio | Visão da Favela Brasil
    4 novembro 2011 @ 13:17

    […] Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio 4 de novembro de 2011Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio […]

Share your thoughts

Re: Da favela para as favelas: Repper Fiell lança seu primeiro livro no Rio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>