Movimento Sem Terra: Rumo ao VI Congresso
sexta-feira 12 outubro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio
por Rafael Miranda, do MST-RJ
Durante os dias 07, 08 e 09 de setembro de 2012, foi realizado o 1º espaço de formação e preparação para o VI congresso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro (MST-RJ). O encontro aconteceu no espaço de formação do Sindicato dos Petroleiros (SINDPETRO-Duque de Caxias), situado em Tinguá, Baixada Fluminense. Participaram do espaço 80 militantes do MST-RJ,oriundos de acampamentos e assentamentosdas regiões, Norte, Sul e Baixada Fluminense.
A história do Movimento Sem Terra é marcada por grandes mobilizações sociais, sendo uma dessas, os congressos, que são realizados de cinco em cinco anos. Esse é um espaço aonde os trabalhadores e trabalhadoras vindo de todos os Estados onde o MST está representado podem dialogar e definir as linhas políticas para os anos seguintes. Essa é a maior instância de decisão construída pelo MST ao longo de sua trajetória.
O espaço de formação e preparação para o VI congresso, foi pensado para dialogar com as direções regionais e estaduais, para que estes militantes voltem a suas áreas e dialoguem com todos os acampados e assentados, levando assim, questões pertinentes a nossa base social, desta forma todos e todas poderão fazer suas analises e contribuir com esse movimento. O estudo fez um levantamento profundo de nossas ações, estratégias e táticas para enfrentamento direto ao capital.
O intuito de abertura desse espaço é estimular e organizar um amplo debate, em todos os coletivos, setores e militância e, sobretudo com as famílias assentadas e acampadas no Estado, para que possamos definir nossos próximos passos. Possibilitando assim, o amadurecimento de idéias para encontrarmos coletivamente os melhores rumos a serem tomados.
Os debates foram realizados pelos dirigentes do MST e por professores amigos do movimento, como Prof. Henrique e Roberto Leher da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Paulo Alantejano, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Os professores debateram diversas questões emblemáticas ao MST, como: o avanço do agronegócio no Brasil, sociedade brasileira, a natureza do Estado burguês e dos governos a situação da esquerda no Brasil, entre outras.
O MST a nível nacional está realizando atividades como essa em todos os estados do Brasil, para que todos assentados e acampados façam parte deste debate e possam contribuir com a luta do MST e com o conjunto da sociedade. O ambiente não é marcado apenas pelo estudo, mas também, por muita mística, troca de conhecimentos, cantoria e integração entre os militantes. Além disso, todos e todas saíram com a mística e o compromisso de realizar o trabalho de base para mobilizar as famílias rumo ao VI congresso, pois a transformação social não se dá apenas no campo das idéias, mas também na luta direta e concreta. Essa iniciativa tende a viabilizar novas proposta e rumos, para assim darmos um salto ainda maior no fortalecimento e construção de nossa organização.
2012-10-12 » alantygel
13 outubro 2012 @ 0:14
[…] Movimento Sem Terra: Rumo ao VI Congresso […]