Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST-RJ mobiliza trabalhadores rurais para homenagear mulheres e cobrar justiça em Campos

terça-feira 19 março 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

do Boletim do MST RJ

DSCF6822

Integrando a mobilização nacional de lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que iniciou o acampamento nacional Hugo Chávez em Brasília e ocupações de terra em diversos estados, o MST RJ marchou nesta quinta-feira (7), em Campos dos Goytacazes, em homenagem à luta das mulheres. O ato lembrou as duas mortes que ocorreram contra assentados do movimento (Cícero Guedes dos Santos e Regina dos Santos). Além disso, a manifestação também reivindicou a desapropriação da Usina Cambahyba, que foi usada para incinerar corpos de militantes políticos durante a ditadura, segundo consta no depoimento do ex-delegado Cláudio Guerra, no livro Memórias de uma Guerra Suja.

Todos os atos do MST tem como eixos de lutas: o repúdio ao agronegócio, contra a violência no campo e violência contra as mulheres trabalhadoras rurais e pela reforma agrária. A marcha saiu as 8 horas em frente a UENF, em direção a praça São Salvador, onde localiza-se a Justiça Federal. Estiveram mobilizadas cerca de 300 pessoas, que estão acampadas no Luis Maranhão (Cambayba) e nos assentamentos da região, especialmente do Madre Cristina e Zumbi dos Palmares.

Como resultado do ato, uma comissão de famílias do acampamento Luiz Maranhão foi recebida pelo juiz da 1a vara federal, Vinícius Vieira Indarte. Cobrado sobre a desapropriação das fazendas da usina Camabahyba, o juiz prometeu uma resposta em breve.

Uma semana depois, o magistrado se declarou incompetente para julgar o caso, que com isso sobe uma instância para o TRF, no Rio de Janeiro. É a segunda vez que o judiciário utiliza este artifício para protelar a decisão. O juiz da 2a vara federal de Campos já havia feito o mesmo procedimento.

Em maio, será realizada uma audiência pública na região. Participarão a comissão de direitos humanos da ALERJ, a Ouvidoria Agrária Nacional, o INCRA, o MDA, e as diversas entidades e movimentos sociais que atuam na cidade de Campos. O objetivo é debater a questão da violência do campo na região.

Confira as fotos de Carolina Abreu.

DSCF6826

DSCF6823

DSCF6816

DSCF6825

DSCF6829

DSCF6828

2013-03-19  »  vivian

Share your thoughts

Re: MST-RJ mobiliza trabalhadores rurais para homenagear mulheres e cobrar justiça em Campos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>