MST-RJ planta mais de 100 árvores em memória aos mártires de Eldorado do Carajás
quarta-feira 21 abril 2021 - Filed under Notícias do MST Rio
Coletivo de Comunicação MST-RJ
Nesta quarta-feira, 21 de abril, em memória aos companheiros(as) tombados no massacre de Eldorado dos Carajás e aos 25 anos do MST no Rio de Janeiro, a Regional Sul Fluminense do MST organizou o plantio coletivo de árvores em diversos assentamentos. A ação é parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária e foi organizada pelo Assentamento Popular Irmã Dorothy, Assentamento Roseli Nunes e Assentamento Terra da Paz. Foram plantadas mais de 70 mudas de Aroeiras, Castanha do Maranhão, Jenipapos, Mangas, Nêspera amarela, Ipê amarelo, Jamelão e abacate.
A mística do plantio reacende na comunidade a força do trabalho cooperado e importância da Reforma Agrária Popular para avançar com o nosso projeto de sociedade. Que as águas de nossas fontes alimentem o espírito de nossa resistência e resiliência, ressignificando os rumos de nossa sociedade plantando a vida e germinando o nosso socialismo.
Confira o balanço das ações no estado:
Macaé
Acampadas e acampados do Edson Nogueira, em Macaé, também realizaram plantio de mais 10 árvores no Bosque Marielle Franco, em comemoração aos 3 anos de organização das famílias Sem Terra no território.
O plantio de árvores reafirma o compromisso das famílias educandas e educadoras da Unidade Pedagógica de Agroecologia com a Reforma Agrária Popular e a transformação social.
Assim como as árvores plantadas darão frutos, nossos mártires do Eldorado dos Carajás deixaram seu legado na história inspirando lutadoras e lutadores do acampamento. No bosque foram plantadas: manga, figo, araça, pitanga, ameixa, cacau e graviola.
Maricá
Em memória aos nossos lutadores populares, militantes do MST e trabalhadores da da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar) plantaram, nesta manhã, 21 mudas na fazenda pública Valquimar dos Reis Fernandes – Joaquin Piñero, em Maricá (RJ). Ipê amarelo e rosa, pitanga, cutieira, pata de vaca, tento carolino, samaneia e aroeira.
2021-04-21 » Clivia Mesquita