Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

O MPA dá passos na organização camponesa no Rio de Janeiro

quarta-feira 25 setembro 2013 - Filed under Notícias do Rio

do Site do MPA

No final de semana de 7 e 8 de setembro, o MPA deu mais um grande passo na organização camponesa no Rio de Janeiro. Camponeses do assentamento Fazenda Alpina, situado no município de Teresópolis, região serrana do Rio, se reuniram afim de aprofundar sobre a organização do MPA e buscar alternativas coletivas para questões que são comuns a todos.

Um desses problemas diz respeito à grande dificuldade para comercializar a produção. Os camponeses produzem com qualidade e variedade, mas por não terem acesso às grandes redes de comercialização, cada vez mais oligopolizadas, acabam perdendo parte da produção.

Para romper o cerco dessas redes e superar tais dificuldades, os camponeses organizados estão construindo uma articulação entre sindicatos e movimentos sociais urbanos para que estes comprem suas produções. Mas a ideia é que esta articulação não se limite à comercialização.

O objetivo é que se construa uma relação permanente de cooperação entre os camponeses do MPA, sindicatos e movimentos sociais urbanos, fortalecendo, com isso, a relação entre os trabalhadores do campo e da cidade, e, consequentemente, as lutas populares.

Além disso, essa articulação será um excelente canal para se debater a partir de uma experiência concreta novas possibilidades para o campo brasileiro que contribuam para a construção da Soberania Alimentar.

O trabalho de organização do MPA no Rio de Janeiro está se consolidando rapidamente. Os primeiros passos vêm demonstrando que a união dos camponeses é a melhor forma para se lutar pelo Plano Camponês e pelo Poder Popular.

2013-09-25  »  alantygel

Share your thoughts

Re: O MPA dá passos na organização camponesa no Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>