Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Levante Popular da Juventude escracha Rede Globo no Rio de Janeiro

sábado 31 agosto 2013 - Filed under Notícias do Rio

DSC_0041 DSC_0040 DSC_0029

Na noite do dia 30 de agosto, militantes do Levante Popular da Juventude escracharam a sede das Organizações Globo, na cidade do Rio de Janeiro. No ato, o grupo jogou sacos de lixo na porta da emissora. O objetivo foi de denunciar o monopólio dos meios de comunicação no controle de poucas famílias, e a qualidade do conteúdo veiculo em rede nacional.

De acordo com Priscila Mello, militante do Levante Popular da Juventude, o objetivo do dia foi lutar pela democratização dos meios de comunicação. “O monopólio da rede Globo não nos representa, e impede que nós coloquemos nossa voz e nossa diversidade na televisão.” Priscila afirmou ainda que “a juventude do Levante não se vê na Globo”.

Cerca de 50 jovens chegaram ao bairro do Horto por volta da 19h. No mesmo horário, integrantes da organização realizaram atos semelhantes em outros estados. Após derrubar latas de lixo na entrada do prédio, militantes leram o seguinte manifesto:

A TV dispara imagens que reproduzem o sistema e as vozes que lhe fazem eco. E não há canto do mundo que ela não alcance. O Brasil inteiro é uma vasta zona sul carioca. Nós comemos emoções importadas como se fossem salsichas em lata. Enquanto os jovens, filhos da televisão, treinados para contemplar a vida ao invés de fazê-la sacodem os ombros. Na América Latina a liberdade de expressão consiste no direito aos resmungos em alguma rádio ou jornais de escassa circulação. Os livros não precisam ser proibidos pela polícia: os preços já os proíbem. Pela democratização da mídia, já!

É preciso democratizar as comunicações no Brasil.

Nós, do Levante Popular da Juventude, saímos às ruas nessa noite para denunciar o domínio da comunicação brasileira por pouquíssimos grupos econômicos que todos os dias, através dos seus noticiários, programas e novelas despejam um monte de mentiras e baboseiras para enganar o povo.

Dos grandes grupos nacionais, as Organizações Globo controla, sozinha, 69 veículos de comunicação. Todos vinculados às redes Globo de televisão, Globo de rádio e CBN de rádio, além de o jornal O Globo, portal na Internet e editora, revistas e muito mais. Para tal, recebe 70% de todo investimento público em comunicação.

Esse e outros grandes grupos só se mantêm porque a publicidade é grande parte de sua programação e porque o Estado assim permite. Pela lei, rádios e TVs não pertencem a quem o controla: é uma concessão pública que necessita cumprir certos deveres para se manter. Mas estes deveres são totalmente deixados de lado. Como constatamos todos os dias ao ligar o rádio ou a TV, a Globo não se importa com programas educativos ou que permitam o povo brasileiro se expressar.

Não podemos esquecer também que no passado as Organizações Globo foram um dos grupos que apoiaram o Golpe Militar de 1964 e hoje oculta casos como a “Privataria Tucana” e o “Mensalão Mineiro”, escolhendo e manipulando as notícias que chegam a nós. Criminaliza constantemente o povo que luta, os chamando de vândalos e apoiando ações da polícia e da polêmica UPP.

Sem falar no total silêncio sobre a o fato de a Globo dever R$ 178 milhões ao tesouro Nacional e mais R$ 600 milhões à Receita Federal!  Os interesses do nosso povo e dos movimentos sociais nunca serão defendidos por esses grupos!

Nós, como integrantes da juventude brasileira, lutaremos por uma mídia livre! Uma mídia onde o povo mande e se expresse!

Democratizemos a mídia, socializemos a informação!

2013-08-31  »  alantygel

Talkback

  1. Levante Popular da Juventude escracha Rede Globo no Rio de Janeiro | NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
    2 setembro 2013 @ 10:49

    […] Fonte: Boletim do MST-RJ […]

Share your thoughts

Re: Levante Popular da Juventude escracha Rede Globo no Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>