Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Obama não veio a passeio

quarta-feira 23 março 2011 - Filed under Notícias do Rio

Por Alan Tygel

Obama não veio a passeio. Não veio comer baião de dois com carne de sol, não veio assistir capoeira na Cidade de Deus. Definitivamente, não.

foraobama1

Movimento sociais, partidos políticos e organizações de esquerda mostraram ao todo poderoso Barak Obama que sabem bem o que ele veio fazer aqui. “Tire as garras do pré-sal”, “Fora Obama, o pré-sal é nosso” e “Não à entrega do pré-sal, Obama go home” foram algumas das faixas que puderam ser lidas no ato realizado no último domingo (20/03), antes de seu discurso no Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia.

O protesto reuniu cerca de 600 militantes, que marcharam da Glória e Largo do Machado até as proximidades da praça da Cinelândia. Quando o movimento passava pela rua do Passeio em direção à Cinelândia, a coordenação verificou a quantidade desproporcional de efetivo militar, e decidiu que o mais prudente seria terminar o ato ali mesmo. Segundo Marcelo Durão, da coordenação nacional do MST, o ato preservou até o fim seu caráter pacífico, passando sua mensagem de que Obama veio ao Brasil principalmente para negociar o petróleo brasileiro. Veja o depoimento de Marcelo Durão.

foraobama2

Também foram lembrados no ato os 13 presos políticos que ainda se encontravam encarcerados sem nenhuma prova. Os manifestantes foram detidos no ato realizado na sexta-feira em frente à embaixada americana, sob acusações absurdas e sem provas. As fitas da embaixada, que certamente filmaram tudo, não foram liberadas. Os 12 presos maiores de idade foram levados a presídios (Bangu e Água Santa), enquanto um menor foi recolhido ao Instituto Padre Severino. Coincidentemente, todos foram soltos uma hora após a partida de Obama do Brasil.

foraobama3Outras informações no site da APN

Tagged: »

2011-03-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Obama não veio a passeio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>