Parceria entre MST, Fiocruz e Pronera forma mais uma turma no RJ
quarta-feira 5 junho 2013 - Filed under Notícias do Rio
por Paulo Alentejano
Ato público realizado no CENAM no último dia 17 de maio marcou o encerramento da I Turma do Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Fruto de uma parceria entre o MST, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz), a turma, denominada Comuna de Paris, teve início em junho de 2011 e contou com a participação de educandos de 17 diferentes estados brasileiros. Entre eles estiveram dirigentes do Setor de Educação do MST, professores e diretores de escolas de assentamentos e acampamentos e integrantes dos setores de Produção, Formação e Saúde, que são responsáveis pelo acompanhamento pedagógico de cursos do Pronera.
O Curso foi dividido em 5 etapas de Tempo-Escola e 4 etapas de Tempo-Comunidade, com base no regime de alternância, no qual os educandos passam alguns dias na escola-sede do curso (Tempo-Escola, com uma jornada intensiva de aulas e outras atividades de estudo) e outro período, mais longo, nas áreas onde residem, nos assentamentos, acampamentos e/ou escolas onde trabalham (Tempo-Comunidade, no qual os educandos desenvolvem as atividades de pesquisa que complementam pedagogicamente o Tempo-Escola).
O curso procurou analisar os desafios que o MST enfrenta hoje na relação com as universidades e as escolas de assentamentos e acampamentos, pautando-se pela abordagem do materialismo histórico e dialético.
Na última Etapa foi realizado no Auditório da EPSJV/Fiocruz um Seminário denominado “Educação e luta de classes”, que buscou sintetizar as principais questões debatidas ao longo do curso. Além disso, foram apresentados e debatidos 43 Trabalhos de Conclusão de Curso.
2013-06-05 » alantygel
5 junho 2013 @ 1:05
[…] Parceria entre MST, Fiocruz e Pronera forma mais uma turma no RJ […]