Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Programa Intervivência Universitária

domingo 15 agosto 2010 - Filed under Sem categoria

Campo e Campus – Jovens rurais protagonizando o fortalecimento da agricultura familiar e a construção do conhecimento agroecológico no Estado do Rio de Janeiro.

Jovens rurais protagonizando o fortalecimento da agricultura familiar e a construção do conhecimento agroecológicoA Articulação de Agroecologia no Rio de Janeiro (AARJ), a partir do acúmulo gerado nas regiões do estado, onde existem diversas experiências agroecológicas, pode identificar demandas de formação e capacitação dos jovens no âmbito da Agroecologia.

Desta forma, vem realizando projeto desde 2009 em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e financiado pelo Conselho nacional de Pesquisa (CNPq). Tendo este o objetivo de possibilitar a construção de uma identidade e protagonismo juvenil para o fortalecimento do movimento agroecológico, a partir da aproximação com a temática da Agroecologia, e compreensão da necessidade de estabelecer um novo modelo produtivo no campo e na cidade. Resgatando assim valores e práticas culturais que busquem a conservação e preservação do meio ambiente. E que os jovens sejam protagonistas direto neste resgate de cultura e valores junto à comunidade e sua organização social.

As experiências que deram base para organização do Projeto Campo- Campus foram projetos: Agentes jovens em Casimiro de Abreu, Protagonismo Juvenil na coleta da Palmeira Juçara no quilombo do Campinho/Paraty-RJ e o programa de formação com jovens do campo e da cidade do MST/RJ. Este projeto tem previsão de 2 anos, encerrando em 2010, e formando 2 duas turmas de jovens monitores para as regiões da AARJ.

A metodologia da formação é baseada na Pedagogia da Alternância que está relacionada à construção do conhecimento a partir de outro paradigma, organizada em momentos presencial na UFRRJ (Tempo Escola) e momentos da Comunidade (Tempo Comunidade).

Programa Intervivência UniversitáriaE atualmente está acontecendo o primeiro Tempo Escola da 2ª turma de jovens, que iniciou no dia 25 de Julho e irá até o dia 07 de Agosto 2010, quando se inicia o Tempo comunidade, quando irão desenvolver atividades práticas e pedagógicas. A próxima etapa será em janeiro de 2011 nas férias escolares, quando então apresentarão de forma lúdica os trabalhos por eles desenvolvidos.

Esta 2ª turma está com 28 jovens com idade de 14 a 19 anos, das seguintes regiões: Norte, Serra Mar, Vale do Paraíba, Costa Verde e Metropolitana. Sendo destes 21 meninos e 07 meninas, das diversas organizações sociais: Fórum de comunidades Tradicionais (Quilombo, Caiçara e indígena – Tribo Guarani), Assentados da Reforma Agrária (MST, CPT), Agricultores familiares (COPAGÈ), e Organizações da Agricultura Urbana (Verdejar, Rede Fito Vida, Pro fito).

E acontecerá no dia 04 de agosto o Encontro Estadual dos jovens do Campo- Campus, quando estarão encontrando-se com jovens da primeira turma de 2009, este terá objetivo de realizar integração nas ações que já estão sendo desenvolvidas nas regiões, além de ser ponto de partida para organização de um Encontro Estadual de Jovens da Articulação de Agroecologia para 2011.

“Espero que haja uma maior valorização da cultura da minha comunidade, e que os jovens e todas as outras pessoas comecem a ter uma participação maior nessa luta”. (Jovem do projeto Campo Campus 2009)

Coordenação Executiva do Projeto Campo – Campus Intervivência Universitária (juventudeagroecologia@yahoo.com.br)

Tagged: » »

2010-08-15  »  MST-RJ

Talkback

  1. | MST Rio
    19 outubro 2010 @ 20:01

    […] saber mais: Programa Intervivência Universitária – Campo e Campus – Jovens rurais protagonizando o fortalecimento da agricultura familiar e a construção do […]

Share your thoughts

Re: Programa Intervivência Universitária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>