Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Público lota sessão de lançamento do filme “O veneno está na mesa”

terça-feira 26 julho 2011 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

por Sheila Jacob, do NPC, com fotos de Diana Helene, do SOLTEC/UFRJ

No último dia 25/07, o Teatro Casa Grande ficou pequeno para as mais de 500 pessoas que assistiram ao lançamento de “O veneno está na mesa”, o mais novo documentário do cineasta Silvio Tendler. O filme, feito para a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, mostra em apenas 50 minutos os enormes prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio.. Além dos ataques ao meio ambiente, os venenos cada vez mais utilizados nas plantações causam sérios riscos à saúde tanto do consumidor final quanto de agricultores expostos diariamente à intoxicação. Nessa história toda, só quem lucra são as grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras.

O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante. A ANVISA denuncia que, em 2009, quase 30% dos mais de 3000 alimentos analisados apresentaram resultados insatisfatórios, com níveis de agrotóxicos muito acima da quantidade tolerável. Os produtos orgânicos, mais indicados, são de difícil acesso à população em geral devido ao alto custo.

Apesar do quadro negativo, o filme aponta pequenas iniciativas em defesa de um outro modelo de produção agrícola. Este é o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos. Outro exemplo vem da Argentina: em 2009, a presidenta Cristina Kirchner ordenou à ministra da saúde, Graciela Ocaña, a abertura de uma investigação oficial sobre o impacto, na saúde, do uso de agrotóxicos nas lavouras. Enquanto isso, no Brasil, há incentivo fiscal para quem usa esses produtos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda.

Debatedores destacam a importância do filme para divulgação do assunto

Em debate realizado após a exibição, o cineasta lembrou que o teatro Casa Grande nesta noite reiterou seu papel de resistência: enquanto na época da ditadura civil-militar reunia estudantes e militantes contra o inimigo fardado, “hoje o espaço serve para combater um inimigo invisível, que está diariamente em nossas mesas”. Letícia da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), destacou o papel fundamental do filme para a divulgação e a conscientização de um perigo que a gente nem sabe que corre. “Estamos aqui inclusive na luta por democracia, já que só as transnacionais são ouvidas neste assunto”.

Letícia explicou ainda como as transnacionais dos venenos trabalham para que seus produtos não sejam retirados do mercado no Brasil, mesmo sendo proibidos nos exterior: “Primeiro, tentam desqualificar nossos argumentos com pesquisas científicas mostrando que os agrotóxicos não fazem mal; depois, recebemos pressão diretamente de deputados ligados à bancada ruralista; por fim, entram com ações na justiça para continuar a venda dos agrotóxicos.”

Alexandre Pessoa, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), afirmou que esta é uma luta não apenas contra os venenos, mas sim por um outro modelo de desenvolvimento, que priorize a vida e não os lucros. “Em julho do ano que vem o Brasil será sede de um encontro organizado pela ONU que irá discutir o modelo de desenvolvimento de vários países. Trata-se do Rio +20, momento apropriado para que os movimentos sociais exponham para o mundo o modelo que queremos, em contraste com o que está sendo desenvolvido”. Por fim, Nívia Regina, do MST, falou sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, lançada em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. O objetivo é unir movimentos sociais e instituições públicas comprometidas para fazer críticas e propor alternativas ao atual modelo perverso de desenvolvimento do campo.

O Veneno está na mesa será em breve distribuído gratuitamente, além de ser exibido pela internet. Pelo BoletimNPC e Boletim do MST Rio divulgaremos como obter o vídeo, importante instrumento de denúncia e de conscientização para uma ameaça presente diariamente em nossas mesas.

Comitê da Campanha do Rio entrega camisas aos debatedores

 

2011-07-26  »  alantygel

Talkback x 8

  1. Em pratos limpos » Público lota sessão de lançamento do filme “O veneno está na mesa”
    27 julho 2011 @ 10:27

    […] por Sheila Jacob, do NPC, com fotos de Diana Helene, do SOLTEC/UFRJ […]

  2. Leandro Nogueira
    28 julho 2011 @ 14:52

    Esse filme já se encontra disponível em DVD ou em outro tipo de mídia?

  3. Público lota sessão de lançamento do filme “O veneno está na mesa”
    29 julho 2011 @ 10:12

    […] (Fonte: Soltec) […]

  4. Missao Tanizaki
    30 julho 2011 @ 8:32

    INTERNET: O VENENO está na MESA é VERDADE ! ! ! ! ! !

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A matéria (Link abaixo) nos informa que o VENENO está na MESA e isso a HUMANIDADE está SABENDO há um Bom Tempo – o que a HUMANIDADE não sabe é a SOLUÇÃO–ÉTICA para EVITAR o PIOR para o Planeta TERRA.

    http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-veneno-esta-na-mesa/? … hoje

    As ÁGUAS recebem continuamente Grande Partes dos Resíduos TÓXICOS que são produzidos pelas Atividade Humanas e as Atividades da Própria Natureza, com isso as ÁGUAS dos Córregos, como os Rios, Lagoas / Represas /Açúdes, MARES & OCEANOS, como as ÁGUAS do Sub–Solo, vão se tornando no “LIXÃO” do Planeta TERRA e a sua situação vai se tornando IN–SUSTENTÁVEL e/ou DES–EQUILIBRADA para SOBREVIVÊNCIA de toda sua BIODIVERSIDADE – o DES–EQUILÍBRIO é MORTAL para Uma Parte da BIODIVERSIDADE, a Mais FRÁGIL e com isso JÁ se percebe o seu PERECIMENTO / EXTINÇÃO.

    Com o PERECIMENTO da Parte Mais FRÁGIL aumenta–se os Níveis dos Resíduos TÓXICOS e Nova Parte da BIODIVERSIDADE, também, vai PERECER e dessa forma prossegue o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR, sem Qualquer CHANCE para a sua REVERSÃO, através de Processos NATURAIS e/ou da AÇÕES HUMANAS.

    Sabemos que Boa Parte da HUNANIDADE tem preocupado com a Situação do “LIXÃO” do Planeta TERRA, como tem Empenhado Esforços para a REDUÇÃO / CONTROLE da Formação desse “LIXÃO”, mas estamos convictos em afirmar que o que tem sido REALIZADO é INSIGNIFICANTE e o RISCO é CERTO – A HUMANIDADE tende a ser EXTINTA ! ! ! ! ! !

    A Equipe BR do AGUAPÉ volta a APONTAR a SOLUÇÃO para EVITAR a EXTINÇÃO PRECOCE da HUMANIDADE – é a UNIÃO / ÉTICA, principalmente das MULTINACIONAIS & PESQUISADORES, ,como das Autoridades MUNDIAIS & Autoridades LOCAIS, para Produção & Industrialização do AGUAPÉ, rumo a IMPLEMENTAÇÃO das Fazendas MARINHAS, mas para isso os Centros de Pesquisas e até as MULTINACIONAIS precisam atuar para o Desenvolvimento do AGUAPÉ TRANSGÊNICO de Uso LIVRE de que todos NECESSITARÃO.

    Para se conseguir MAXIMIZAR a UNIÃO / ÉTICA em toda HUMANIDADE requer ampla participação dos Seres Humanos – todos precisam entender que é possível VIVER MUITO MELHOR, com pouco Bens Materiais e para isso os VEREADORES, sendo os POLÍTICOS que estão ao Lado dos POVOS, é que devem iniciar essa CONCIENTIZAÇÃO.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  5. Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida
    2 agosto 2011 @ 13:38

    […] Fonte: Soltec […]

  6. MST Rio – Público lota sessão de lançamento do filme “O veneno está na mesa” « Jornada Contra os Agrotóxicos – DF
    2 agosto 2011 @ 21:44

    […] Link direto em: http://boletimmstrj.mst.org.br/publico-lota-sessao-de-lancamento-do-filme-o-veneno-esta-na-mesa/ […]

  7. mauro
    4 agosto 2011 @ 10:57

    vcs conhecem a iniciativa “farm aid” norte-americana? são gds artistas/músicos que se dedicam à causa da agricultura familiar/orgânica com relativo sucesso: http://bit.ly/pon76H e http://bit.ly/qHtOc4. abs

  8. Missao Tanizaki
    14 maio 2012 @ 14:56

    A SANTA MENTIRA ! ! ! ! ! !

    Abaixo segue o que encaminhei a Minha Filha.

    Um PRESENTE à todas as MÃES deste PLANETA: PREVENÇÃO

    Prezada Filha Therume & Interessados pelo AGUAPÉ,

    O Meu Neto “DUDU” precisa de Uma Alimentação SUTENTÁVEL, caso contrário, mais a diante, certamente surgirá as CONSEQUÊNCIAS DANOSAS.

    VOCÊ pode introduzir a BABOSA, entre outros Vegetais SAÚDÁVEIS (ORGÂNICOS) na DIETA DELE ou de qualquer outra CRIANÇA & “CABEÇAs DURAs”, seguindo os PASSOS de Muitas MÃEs que JÁ fazem USO dessa METODOLOGIA: basta PICAR ou MOER BEM os ALIMENTOS, como a BABOSA, ALHO, CEBOLA, entre Outros Vegetais, adicionando–os de Forma Adequada no Preparo dos ALIMENTOS – SEM DIZER a VERDADE aos “CABEÇAs DURAs” até se HABTUAREM com a Sua SANTA MENTIRA.

    Com o tempo deve Mostrar a VERDADE sobre a SANTA MENTIRA ! ! ! ! ! !

    OBSERVAÇÃO: percebi que Muitos Site / Outros Recursos Semelhantes disponibilizam aos Internautas os Espaços à COMENTÁRIOS, mas atuam na Contra–Mão da ÉTICA, causando DIFICULDADES ao Acesso aos referidos COMENTÁRIOS – evite postar os Seus COMENTÁRIOS nessas CONDIÇÕES, certo que contibuirá para MELHORAR a Postura de Muitos, onde incluo a ÁREA PÚBLICA.

    NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando–nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

    NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missaotanizaki@yahoo.com.br (PRINCIPAL)
    missao.tanizaki@yahoo.com.br (Alternativa NÃO–USUAL)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

Share your thoughts

Re: Público lota sessão de lançamento do filme “O veneno está na mesa”







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>