Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Campanha Contra os Agrotóxicos realiza encontro de formação no Rio

quarta-feira 17 agosto 2011 - Filed under Campanha Contra os Agrotóxicos

por Alan Tygel

Neste domingo, dia 7 de agosto, a Campanha Permanente Contra Os Agrotóxicos e Pela Vida realizou o primeiro encontro de formação no Rio. Pela manhã, foram abordadas questões gerais sobre o agronegócio como modelo de desenvolvimento agrário baseado nos venenos. Já no período da tarde, foi debatida a dinâmica da produção agrária no Rio de Janeiro, mostrando as regiões que usam mais agrotóxicos.

O debate foi facilitado por Paulo Alentejano, professor da UERJ e FioCruz, mais conhecido como Paulinho Chinelo. A primeira parte do debate foi subsidiada por 3 textos: Questão agrária no Brasil atual – uma abordagem a partir da Geografia, de Paulo Alentejano e dois textos do Caderno de Formação 1 da Campanha: “Mercado de Agrotóxicos no Brasil” e “O Círculo Vicioso dos Venenos Agrícolas”. Além disso, foram exibidos trechos do filme O Mundo Segundo a Monsanto.

À tarde, o debate girou torno do texto Um breve balanço da agricultura e da política agrária no estado do Rio de Janeiro nas últimas décadas. Nele é possível ver claramente como se reduziu a produção de alimentos no Rio, ao passo que a produção de commodities agrícolas – soja, cana de açúcar, eucalipto –  aumentou. Além disso, salta aos olhos a diminuição da área agrícola do Rio, o aumento da violência no campo junto com a expulsão da população em direção à cidade. O PARA – Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos também foi debatido, em específico os dados relativos ao estado do Rio.

Os encontros de formação têm o objetivo de formar a militância no tema dos agrotóxicos. Reconhecendo que o tema é complexo, é preciso um esforço para o que debate seja qualificado. Temos que ter argumentos consistentes para combater a ofensiva do agronegócio. Não podemos vacilar ao ouvir que “o mundo morreria de fome sem agrotóxicos” ou então que “o problema dos agrotóxicos é o uso incorreto pelos pequenos agricultores”. Pisar os pés na realidades concreto – dos agrotóxicos e da agroecologia –  também é fundamental nesta batalha.

O próximo encontro ocorre no dia 11 de setembro, com o tema “Os impactos ambientais dos agrotóxicos”. Em seguida, os temas serão “As doenças causadas pelos agrotóxicos” e “As alternativas agroecológicas”. Estão previstas ainda duas idas a campo.

Os encontros são abertos a todas e todo queiram participar. O objetivo é ser um espaço permanente onde a campanha acontece. Em breve serão divulgadas maiores informações sobre o próximo encontro.

2011-08-17  »  alantygel

Talkback x 4

  1. Boletim 26 | MST Rio
    17 agosto 2011 @ 10:57

    […] Campanha Contra os Agrotóxicos realiza encontro de formação no Rio […]

  2. MST Rio – Campanha Contra os Agrotóxicos realiza encontro de formação no Rio « Jornada Contra os Agrotóxicos – DF
    19 agosto 2011 @ 11:01

    […] direto em: http://boletimmstrj.mst.org.br/campanha-contra-os-agrotoxicos-realiza-encontro-de-formacao-no-rio/ Advertisement GA_googleAddAttr("AdOpt", "1"); GA_googleAddAttr("Origin", "other"); […]

  3. Campanha Contra os Agrotóxicos realiza segundo encontro de formação no Rio | MST Rio
    13 setembro 2011 @ 23:19

    […] 11 de setembro o 2 encontro de formação da Campanha Contra os Agrotóxicos. Depois de debater o modelo de agricultura baseado nos agrotóxicos, o tema desta vez foram os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente. Os convidados para facilitar […]

  4. Em pratos limpos » Campanha Contra os Agrotóxicos realiza segundo encontro de formação no Rio
    16 setembro 2011 @ 13:24

    […] setembro o segundo encontro de formação da Campanha Contra os Agrotóxicos. Depois de debater o modelo de agricultura baseado nos agrotóxicos, o tema desta vez foram os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente. Os convidados para facilitar […]

Share your thoughts

Re: Campanha Contra os Agrotóxicos realiza encontro de formação no Rio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>