Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Estudantes chilenos saem às ruas

quarta-feira 17 agosto 2011 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

Agosto de 2011

Por Silvia Eloisa Fernández Venegas, com fotos de Pablo Tarifeño e Silvia Fernàndez

Nesses últimos meses, de maio para cá, estudantes, professores e outros grupos sociais no Chile têm organizado manifestações contra o governo. Dezenas de milhares de estudantes – com apoio popular em todo o país – levam para frente o seu protesto com o sem a permissão oficial, e o sentimento público contra o presidente Sebastian Piñera continua a crescer.

A mobilização dos estudantes foi crescendo e demonstrando a sua importância porque eles querem resolver de uma vez os grandes problemas que foram se acumulando com a instauração do modelo neoliberal no país. Propõe nada menos do que reconstruir a educação pública, restaurar os recursos naturais e acabar com a desigualdade, em suma, a completa democratização do país com uma nova Constituição. Dessa forma tem resgatado da vida política as aspirações das gerações anteriores, que pareciam perdidas nos becos do mercado e a indignidade.

Sob a palavra de ordem “Por uma educación pública, gratuita, laica y de calidad” perante um dos sistemas educativos mais desiguais do mundo, pela armadilha financeira dos empréstimos bancários das famílias, os estudantes levam à agenda pública a necessidade de mudar o modelo imposto nas últimas quatro décadas e o apartheid social no país da região que tem 15 mil dólares per capita. Mas, essa reforma precisa outras, por exemplo, uma nova institucionalização e na verdade, essa discussão principal é a preocupação maior da classe política.

Por isso, as autoridades, em geral, têm reagido condenando ou proibindo as manifestações, empurrando os manifestantes na sua postura com repressão, canhões de água e bombas lacrimogêneas, e oferecendo propostas de educação que foram rejeitadas também pela população com “panelaços” nas ruas.

Nesse momento do conflito só existem dois caminhos: o que a Alianza (coalizão no governo) e da Concertación (coalizão que tinha o governo e perdera para a direita) que propõem uma suposta democracia dos acordos ou a manutenção do movimento estudantil. Esses caminhos dos acordos tem sido a base nos passados 20 anos e faz parte do projeto que mantém as desigualdades e a pouca representação propriamente cidadã, que se negou a separar o mercado e o lucro da educação e reduziram a educação a uma opção individual, desconhecendo-a entanto aspiração legitima do povo.

Temos que reconhecer que os políticos do governo e da oposição têm tentado colocar a necessidade do dialogo, após dois meses, e ofereceram o Congresso como espaço de acordos. Contudo, não pensaram que os estudantes têm memória individual e coletiva das experiências anteriores e que não acreditam em comissões e só aceitarão esse convite se as suas colocações são respeitadas.

Esse respeito é no fim atender as aspirações cidadãs adiadas por 20 anos: as desigualdades, a representação cidadã, o reconhecimento da educação, da saúde, da moradia, dos recursos naturais, a proteção do trabalho como bens públicos perante os interesses dos grupos econômicos.

Uma explicação do sucesso do movimento e a sua convocação poderiam ser, que essa nova geração protagonista do movimento não viveu o medo da ditadura e sua criatividade, sua disposição à organização horizontal e sua transparência são novas formas de pratica política que querem superar o pântano político da reconstrução democrática e com uma nova subjetividade acreditam que outro Chile é possível com a participação e o concurso de todos.

Essa geração tem demonstrado que a luta política por mudar o sistema é possível além de necessária, e que pode ser um ponto articulador de um movimento capaz de recolher as diferentes expressões sociais que visem mudar a sociedade. Isso porque o movimento estudantil tem demonstrado a urgência de falar de questões mais gerais que requerem uma nova distribuição da riqueza.

Uma questão nova é que o movimento tem devolvido a alegria á vida popular chilena, lembrando que a luta social e política deve ser uma festa da justiça e a liberdade.

É a agitação social contra o modelo chileno que tem chegado finalmente e tomara que a crise econômica não faça a juventude do Chile perder a grande oportunidade que abriu após 37 anos: “Abrir las grandes alamedas”…

Tagged: »

2011-08-17  »  marcelodurao

Talkback x 2

  1. Boletim 26 | MST Rio
    17 agosto 2011 @ 10:58

    […] Estudantes chilenos saem às ruas […]

  2. natalia urbina
    19 agosto 2011 @ 12:20

    Agradeço a notícia, sou Chilena e moro no Rio de Janeiro e adorei a reportagem e as fotografias. Muito grata e força Chile!
    Além, é um processo geral, em Mexico foi uma luta de um ano de movilizações estudianteis que acabaram por concretar a educação pública nesse país, em Argentina foram seis meses de luta estudiantil, também deu certo. Em Nicaragua foi um ano e meio e agora Chile, bom, Força America Latina!
    .

Share your thoughts

Re: Estudantes chilenos saem às ruas







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>