Residência Agrária Jovem foram camponeses em agroecologia e cooperativismo
quarta-feira 21 outubro 2015 - Filed under Notícias do MST Rio
por Luana Carvalho, do Setor de Educação
Em julho iniciou-se o primeiro Tempo Escola do Curso Residência Agrária Jovem “Agroecologia e Cooperativismo”. Este curso é uma parceria do MST com a EPSJV/FIOCRUZ que visa contribuir na formação técnica-política de 32 jovens das áreas de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária do estado do Rio de Janeiro em paralelo a formação escolar.
O primeiro Tempo Escola aconteceu de 20 a 30 de julho, porém nos meses de maio e junho aconteceram atividades regionalizadas, pois este curso abrange jovens de três regiões do estado, Baixada, Sul e Norte Fluminense dos respectivos assentamentos: Campo Alegre, Marapicú, Terra Prometida, Vida Nova, Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Francisco Julião e acampamento Madre Cristina.
O curso tem como eixo estruturante a discussão da agroecologia e o cooperativismo que entra em consonância com as ações que estão sendo desenvolvidas nos assentamentos na atualidade sem perder de vista o debate da juventude rural, da cultura, e da história da luta de classes.
Nesta primeira etapa, a turma teve aulas de economia política, teatro do oprimido, história da agricultura, questão agrária, agroecologia, cooperação e uma aula passeio pelo centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes com a participação de educadores convidados.
O curso tem duração de 1 ano e meio e tem como metodologia a pedagogia da alternância, sendo divido em 3 Tempos Escolas, 4 Tempos Comunidades e uma etapa de apresentação dos TCC’s e conclusão do curso.
Durante o tempo comunidade, os jovens vão ler materiais e assistir vídeos que aprofundam os conhecimentos debatidos durante o tempo escola e também iniciar um diagnóstico sobre o assentamento/acampamento onde moram, assim como participar de oficinas sobre cinema, tecnologias sociais e educação ambiental.
2015-10-21 » alantygel