Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: brasília

Cerca de 20 militantes dos acampamentos e assentamentos do MST no Rio de Janeiro chegaram no dia 10 de março a Brasília para compor o acampamento nacional Hugo Chávez. O objetivo principal do acampamento é se manter durante um ano, com trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de todas as regiões do Brasil se alternando no local para pressionar o governo a assentar as mais de 150 mil famílias que hoje ainda lutam pela terra no país. Os militantes do Rio de Janeiro se juntaram às companheiras e companheiros vindos de outros estados das regiões sudeste e nordeste. Nas próximas fases, outras regiões do Brasil irão compor o acampamento.

 » Read the rest

Após uma semana de lutas, o Acampamento Nacional da Via Campesina, instalado em Brasília, chegou ao seu final nesta sexta-feira (28/8), com o retorno positivo do governo às reivindicações da organização.

Em um dia de intensas negociações dentro do Palácio do Planalto, os 4.000 acampados permaneceram, desde 10h, às portas do Ministério da Fazenda. No fim da tarde, a mobilização retornou ao acampamento.

1 comment  » Read the rest

De 21 a 27 de agosto a Via Campesina realizará uma jornada de luta nos estados e um acampamento em Brasília por mudanças no modelo agrícola: para que todos tenham terra, condições de produção, emprego e renda no meio rural. E alimentos saudáveis para toda a população.

No dia 24 realizará em conjunto com diversos movimentos sociais, sindicais, movimento estudantil, luta por melhoria das condições da classe trabalhadora como defesa da educação e saúde pública, diminuição da jornada de trabalho, aumento do salário, entre outras.

A Via Campesina é organizada pela: Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Convocamos a todos e todas para participar desta luta !!!!

1 comment  » Read the rest