Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Teoria e prática pra além do hospital

quarta-feira 24 julho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Ivi Tavares

Saúde além do hospital

Em abril de 2013 se inciou um projeto de parceria entre o MST e dois diretórios acadêmicos de medicina: o CASAAF/UERJ e o DABT/ UFF.

O objetivo é de vivenciar as condições gerais e de saúde da população, realizando conversas e vivências dos estudantes com áreas que normalmente estão à margem da assistência não só em saúde, mas de diferentes políticas públicas. A formação dos profissionais de saúde tem o desafio de atender a população em suas reais necessidades, formar não só para o atendimento, mas também na prevenção de doenças e pensar em territórios saudáveis.

Por isso o MST compreende a importância desse projeto para a melhoria da saúde da população, principalmente no campo. Foram realizados vários debates no CASAAF, abertos a estudantes de diferentes cursos da área de saúde, e foram debatidos e estudados temas como os determinantes sociais em saúde, vigilância em saúde, movimentos sociais, Sistema Único de Saúde, agrotóxicos e a luta do MST.

No dia 08 de julho, a coordenação do projeto foi ao assentamento Roseli Nunes conversar sobre a vivência que ocorrerá nessa área e conversou-se sobre as necessidades gerais do assentamento e estruturação da atividade que será realizada.

“Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo”. (Florestan Fernandes)

 

Saúde além do hospital

Saúde além do hospital

Saúde além do hospital

Monique-Extensao-menor

 

Tagged:

2013-07-24  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Teoria e prática pra além do hospital







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>