Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Boletim 58

quarta-feira 23 julho 2014 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim58Boletim do MST RJ – N. 58 – Julho de 2014

Notícias do MST Rio

MST realiza Feira da Reforma Agrária nesta quinta e sexta, no Rio

Nos dias 24 e 25 de julho, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realiza no Largo da Carioca a V Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. A feira acontece entre 8h00 e 18h00, e contará com um ato público de abertura no dia 24, às 16h30. Na ocasião, o MST pretende reafirmar junto à sociedade seu compromisso com a produção de alimentos saudáveis no projeto da Reforma Agrária Popular.

Assentados e assentadas de todo o estado do Rio de Janeiro trarão frutas legumes e verduras para serem comercializados no centro da cidade. Mas o objetivo da feira não é somente este: no evento, o MST pretende trazer para a cidade o debate sobre a necessidade da realização da Reforma Agrária Popular. Na visão do movimento, a melhor forma de abordar o assunto é através da comida, conectando os camponeses e trabalhadores urbanos.

Leia mais…

Assentamentos do Rio de Janeiro visitam as experiências de produção agroecológica do PDS Mário Lago em Ribeirão Preto (SP)

Entre os dias 04 e 06 de julho, as famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, o mais novo assentamento do estado do Rio de Janeiro, visitaram a experiência do Assentamento Mário Lago, também um PDS, em Ribeirão Preto, uma das 17 experiências neste mesmo modelo no estado de São Paulo. Nesse modelo alternativo de organização a agroecologia é o principal eixo das práticas que, entre outros princípios, promove técnicas ambientalmente adequadas, para o manejo de culturas agropecuárias, além de outras orientações enraizadas nas práticas culturais, econômicas e sociais de organização.

Além das famílias que vêm construindo o PDS em Macaé, representantes do assentamento Marli Pereira da Silva, em Paracambi, e dos acampamentos, Irmã Doroty (Quatis, sul do estado) e Luis Maranhão (Campos, região Norte), também acompanharam a visita que contou ainda com a presença de técnicos da Cooperar e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF – Polo Rio das Ostras), parceiros na estruturação do PDS no estado.

Leia mais…

Curso de Formação de Educadoras e Educadores Infantis para as áreas de Reforma Agrária

O curso de formação para educadores infantis nasce da necessidade de termos educadores comprometidos e com habilidades pedagógicas para atuar nas cirandas infantis dos cursos dos Movimentos Sociais e nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária.

Temos clareza que a criança do campo não pode ser um impeditivo para pais e mães estudarem, sendo assim, há uma necessidade de organizar espaços pedagógicos para que os valores das crianças sejam respeitados, potencializando a cultura do campo, bem como os valores que possibilitam a emancipação das crianças, rumo a construção da sociedade que almejamos.

Leia mais…

Carta de repúdio ao Estado de Sítio vivido no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 14 de julho de 2014 O último final de semana no Rio de Janeiro vivenciou o estabelecimento de um verdadeiro Estado de Sítio implementado para garantia do megaevento Copa do Mundo. A ação repressiva e violenta, entretanto, já se fazia perceptível desde o ano passado com uma brutal criminalização dos movimentos reivindicatórios […]

Leia mais…

MST participa homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes

No dia 28 de outubro de 1924, Luiz Carlos Prestes participava dos levantes no Rio Grande do Sul que deram início à Marcha da Coluna Prestes, também conhecida como Coluna Invicta. Pela primeira vez na história do Brasil, um movimento com participação popular, dirigido contra o poder do Estado, não foi derrotado.

“Foi um movimento revolucionário que as classes dominantes brasileiras sempre tentaram silenciar, inclusive porque o Prestes se tornou a liderança mais importante”, comentou Anita Leocadia Prestes, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

Leia mais…

Assentamentos do MST inauguram agroindústria de cana-de-açúcar

Localizada no assentamento Ilha Grande, divisa com o assentamento Che Guevara, ambos do MST, distante 20 quilômetros do centro de Campos dos Goytacazes, a agroindústria de cana-de-açúcar beneficiará 132 famílias com a produção inicial de melado, rapadura e açúcar mascavo.

“Temos capacidade de produzir 800 quilos por dia. A ideia é, futuramente, trabalhar também com outros produtos como as barras de cereais”, contou David Barbosa, um dos cooperados à agroindústria.

Leia mais…

Notícias do Rio

Padre Geraldo Lima completa 50 anos de vida sacerdotal

No dia 29 de junho, comemoramos 50 anos da vida sacerdotal do Padre Geraldo Lima na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto. Cabe ressaltar que padre Geraldo tem uma importante contribuição na luta pela Terra, desde o inicio das lutas no RJ e principalmente na Baixada Fluminense.

Leia mais…

 

 

 

Notícias do Brasil

MST conquista direito de permanecer na ocupação da Araupel no PR

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná mediou a negociação entre o MST e a empresa Araupel para assinar um Termo de Ajustes de Conduta (TAC), até que haja uma decisão judicial sobre a ocupação feita pelo Movimento nas terras sob domínio da empresa.

A ocupação aconteceu na quinta-feira (17/07) e abrange sete alqueires da área da Fazenda Rio das Cobras, no Paraná.

“Essas terras são uma das melhores do Brasil, e a Araupel apenas produz madeira para exportação. Queremos produzir alimentos nessas terras, e por causa das ilegalidades, elas devem sim ser destinadas à Reforma Agrária, para que possamos trabalhar e produzir alimento de qualidade ao povo brasileiro”, explica Antônio Miranda, da Direção Nacional do MST.

Leia mais…

Solidaridad de La Vía Campesina con el pueblo Palestino

La Vía Campesina Internacional, representante de alrededor de 200 millones de agricultores de 73 países diferentes de todo el mundo, condena la guerra Israelí en Gaza y los crímenes contra los Palestinos que violan las leyes internacionales y humanitarias.

Desde el 7 de julio de 2014, 214 Palestinos han sido asesinados, incluidos al menos 164 civiles entre los que hay 44 niños y 29 mujeres. 1.585 Palestinos han sido heridos, de los cuales 435 son niños y 282 mujeres. Se han destruido o dañado severamente 1.660 hogares, desplazando directamente a 9.900 personas. 22.600 personas han sido hospedadas en las escuelas UNRWA. 900.000 personas carecen de agua debido a la incapacidad de reparar o construir infraestructuras.

La Vía Campesina pide a las organizaciones y movimientos internacionales, además de activistas de todo el mundo que presionen a los responsables políticos de sus países para detener la guerra en Gaza inmediatamente, para que Israel se haga responsable de los crímenes cometidos contra civiles y acabar con la política de castigo colectivo del asedio en Gaza.

Esta carta es una invitación a actuar para proteger a las campesinas, los campesinos y los pescadores palestinos.

Achar um pretexto

por Ademar Bogo

Em todas as épocas a combina­ção de certos fatores ascende ou acomoda a luta de classes. São fa­tores que conspiram a favor ou contra as mudanças estruturais. Períodos de revolta do espírito mi­litante ou de uso limitado das for­ças e das energias presas em cor­pos desacordados.

Marx, estudioso dos processos revolucionários, já havia percebi­do no início de sua militância po­lítica que há períodos de profunda impotência no ascenso das revolu­ções, isso porque cada uma precisa de um pretexto para ser desenca­deada. Bem entendido, o pretexto significa um desejo para agir por conta própria, de forma pensada e inesperada.

Leia mais

mst-secoes_expediente

Boletim MST Rio

 

2014-07-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Boletim 58







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>