Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

quarta-feira 26 janeiro 2011 - Filed under Boletins

Caso não consiga visualiza o boletim corretamente, acesse http://boletimmstrj.mst.org.br/boletim12

Boletim do MST RIO — Nº 12 — De 25/01 a 08/02/2011

Notícias do MST Rio

Acampamento São Roque: Uma História de Luta e de Produção

Acampamento São RoqueO acampamento São Roque localiza-se no município de Bom Jesus de Itabapoana na região Noroeste Fluminense. A maioria das famílias que ocupou a fazenda Providência, em 2002, era de trabalhadores rurais da própria região ou já vieram de outros estados, como o Espírito Santo. Os que vieram da roça, de cidades vizinhas trabalhavam em usinas no corte da cana, e em sua maioria não tinham carteira assinada e por vezes não recebiam pagamento. O fechamento de usinas de cana-de-açúcar tradicionais na região gerou impactos profundos na principal atividade empregadora das famílias, e milhares de cortadores de cana ficaram desempregados.

O São Roque em 2004 estava com 57 famílias, organizadas em 3 núcleos, possibilitando melhores condições de vida para essas famílias. Neste período, mesmo em situação de acampamento, as famílias se destacavam não só por suas lutas, mas pela grande quantidade de produção diversificada.

Leia mais…

PAA e PNAE: programas promissores, mas ainda aquém do necessário

PAA e PNAEO Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003 e consiste na compra pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de produtos agropecuários. Esta compra é feita diretamente d@s agricultor@s assentad@s e pequen@s agricultor@s, sem intermediários ou licitações, e se dá por meio de diferentes modalidades. O programa tem como foco central garantir a comercialização de produtos agropecuários, viabilizando o acesso aos alimentos por pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, pois são destinados a programas sociais dos municípios como creches, asilos, escolas, hospitais, entre outros.

Através da organização das famílias, o estado do Rio de Janeiro teve no ano de 2010 um grande avanço no acesso ao PAA e à Merenda Escolar nos assentamentos de reforma agrária. As regiões Norte e Noroeste do estado, apesar das limitações encontradas, hoje possui mais de 150 famílias envolvidas direta e indiretamente na comercialização de produtos agropecuários através desses programas.

Leia mais…

Notícias do Rio

Juventude: Protagonizando a Agroecologia no campo do Rio de Janeiro

A juventude e AgroecologiaA juventude do Campo no Campus: assim foi o Programa de Intervivência realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atendendo uma demanda da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ).

Tendo este o objetivo de possibilitar a construção de uma identidade e protagonismo juvenil para o fortalecimento do movimento agroecológico, a partir da aproximação com a temática da Agroecologia, e compreensão da necessidade de estabelecer um novo modelo produtivo no campo e na cidade. Resgatando assim valores e práticas culturais que busquem a conservação e preservação do meio ambiente. E que os jovens sejam protagonistas direto neste resgate de cultura e valores junto à comunidade e sua organização social.

Leia mais…

Notícias Internacionais e da Via Campesina

Venenos agrícolas matam

Peixes MortosEm entrevista à IHU On-Line, o pesquisador e engenheiro agrônomo Julio Cesar Rech Anhaia,  destaca a importância de se abrir o debate sobre o uso dos transgênicos e agrotóxicos. “Não temos controle sobre o uso dos transgênicos. Quem tem o controle são as multinacionais que hoje estão posando de ‘donas’ das sementes”, afirma.

IHU On-Line – Quase 100% do milho colhido no RS neste ano é transgênico. O que isso significa para a agricultura do estado?

Julio Cesar Rech Anhaia – É um risco terrível. Canguçu, por exemplo, é o berço da agricultura familiar, inclusive lá existem trabalhos fortes no sentido de se produzir produtos que venham da pequena atividade agrícola. Mas já está passando por problemas em decorrência do uso de sementes geneticamente modificadas. Não temos controle sobre o uso dos transgênicos. Quem tem o controle são as multinacionais que hoje estão posando de “donas” das sementes. Com isso, nosso pequeno produtor vai ficar a mercê disso aí, porque as nossas sementes nativas propriamente ditas acabam sendo contaminadas e, por conseguinte, deixam de ser nativas.

Leia a entrevsita completa.

Dicas

Agenda do MST 2011

agendaA Agenda do MST 2011 busca resgatar e valorizar as experiências e práticas de solidariedade que nos permitiram sobreviver à ofensiva das forças imperialistas, nos fortaleceram nas lutas, evidenciaram a multiplicidade de nossas capacidades e nos proporcionaram conquistas e vitórias que resultaram em condições mais dignas de vida, nos tornaram mais humanos e solidários.

O tema da agenda é a Solidariedade dos Povos, que aparece nas áreas da educação, saúde, cultura, nas lutas populares, na aliança campo e cidade, enfim, em todas as frentes de luta contra opressão capitalista.

A agenda custa R$15 e pode ser obtida no escritório do MST: R. Pedro I, 7/803 – Tel.: 2240 8496, ou pelo site: http://www.mst.org.br/loja/agenda-do-mst-2011.

Publicações

Expediente

Boletim MST Rio

2011-01-26  »  alantygel

Talkback x 2

  1. natalia
    8 fevereiro 2011 @ 8:30

    Oi amigos, tudo bem?, esta muito linda a pagina, olha só, eu tenho um programa radial na radio comunitaria santa marta, 103,3 FM ou http://www.radiosantamarta.com.br, se alcanza a ouvir no radio de Botafogo, rio de janeiro, esta situada na favela santa marta.
    O programa é Noticiario latinoamericano, deixo meu email nos dados fornecidos, qualquer informação que precisem difundir, o programa esta aberto.
    Muito obrigada e forca, até a vitoria final!

  2. natalia
    8 fevereiro 2011 @ 8:31

    esqueci d efalar, o programa é toda sexta feira a 12.30 ate 14.00 hrs.
    Abraço!

Share your thoughts

Re:







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>