Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Dandara dos Palmares: 18 anos cultivando lutas no norte fluminense

quarta-feira 26 maio 2021 - Filed under Notícias do MST Rio

Há 18 anos, no dia 25 de Maio de 2003, o latifúndio da Fazenda Santana / Betel deixava de ser improdutivo e ganhava o nome da guerreira quilombola Dandara dos Palmares. Fruto da luta de dezenas de famílias Sem-Terra, garantindo função social da terra em Campos dos Goytacazes. Onde antes só tinha gado e cana destruindo o solo e explorando o povo pro latifundiário ficar mais rico, hoje tem produção agroecológica e árvores frutíferas de vários trabalhos coletivos do MST.

E esta data de luta foi celebrada no último domingo (23/05), em uma ação simbólica de plantio de 250 mudas nativas da mata atlântica realizada por jovens do Coletivo Sementes do Dandara, do Coletivo de Fitoterápicos e do Coletivo de Comercialização Terra Crioula Norte Fluminense. Contou também com a presença de uma companheira da Comissão Pastoral da Terra (CPT), um importante aliado histórico presente desde a ocupação do território.

A ação se integra também ao Plano Nacional de Plantio de Árvores e Produção de Alimentos Saudáveis do MST, que tem por objetivo realizar a recuperação de áreas degradadas através de Agroflorestas e da Agroecologia.

As lutas de ontem frutificam hoje com a juventude do Dandara dos Palmares, subindo agrofloresta e se organizando coletivamente para produzir, se auto-organizar e combater a sanha do projeto de morte do agronegócio. Viva o assentamento Dandara dos Palmares! Que venham mais 18 anos!

#TodosPelaReformaAgraria #25AnosMSTRJ

2021-05-26  »  pablo

Share your thoughts

Re: Dandara dos Palmares: 18 anos cultivando lutas no norte fluminense







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>